quarta-feira, 25 de junho de 2014

Veja o ranking das 10 empresas dos sonhos dos executivos em 2014

A lista revela novamente o Google como empresa dos sonhos e destaca, pela primeira vez, uma representante do segmento automotivo: a Volvo



A consultoria DMRH e a especialista em pesquisa Nextview People realizaram a 3ª Edição da Pesquisa Empresa dos Sonhos dos Executivos, que revela o ranking das dez empresas em que os executivos sonham em trabalhar. A lista foi feita com base no levantamento feito com de mais de 4,5 mil empresários, presidentes, diretores e gerentes seniores, de todos os setores da economia, de diversas áreas e de todo o Brasil.

Pelo segundo ano consecutivo, o Google ocupa o primeiro lugar na preferência desse público, por oferecer possibilidade de inovar e ter aprendizados contínuos. Veja a lista completa:

As 10 empresas dos sonhos dos executivos em 2014

1º - Google
2º - Petrobras
3º - Natura
4º - Vale
5º - Nestlé
6º - Unilever
7º - Odebrecht
8º - Apple
9º - GE
10º - Volvo

Esta última, a Volvo, é estreante no ranking e também a primeira companhia do setor automotivo a aparecer nos três anos de realização da pesquisa. De acordo com os respondentes do estudo, ela se destaca, entre outros, por ser referência em seu segmento de atuação e por sua política de remuneração e benefícios. 

Quando perguntados sobre as fontes de informação que embasam suas escolhas, os executivos consideram a exposição dessas empresas na mídia (13%) e, principalmente, a imagem que passam por meio da boa qualidade de seus produtos/serviços (24%) e/ou por meio de pessoas que trabalham/trabalharam nela (23%). 

41% dos executivos não pretendem ficar mais de 2 anos nas empresas

O estudo traz também algumas revelações sobre as expectativas de carreira dos executivos brasileiros. Quase a metade dos respondentes aponta ter alguma insatisfação com o atual emprego: 19% querem sair dele o “mais rápido possível” e 22% em até 2 anos.

“Essas respostas transparecem a insatisfação desses profissionais perante a pressão por resultados que recebem nas organizações”, aponta Sofia Esteves, presidente da DMRH. E isso é um fato. De acordo com a pesquisa, o atingimento de resultados é o que eles mais acreditam que as empresas esperam deles: seja na entrega de resultados a qualquer preço (29%), seja nos resultados por meio de práticas inovadoras (26%) ou nos resultados com práticas éticas (25%). Em outra pergunta, os respondentes do estudo compartilharam que se sentem desmotivados pelo excesso de burocracia, pelos processos onerosos ou engessados, pela falta de reconhecimento e pelos salários não compatíveis com a função exercida.

Mas, então, quais são os pontos de atenção para as empresas que visam retê-los? A grande maioria dos respondentes da pesquisa indicou valorizar organizações que apresentem valores alinhados com os deles, ética nos negócios e autonomia na tomada de decisão.

Saiba mais sobre o estudo em http://www.dmrh.com.br/ese/resultados2014.html


Fonte: Administradores.com.br

9 atitudes que motivam os funcionários mais que dinheiro

A jornalista Ilya Pozin, da revista Time, lista nove maneiras simples de motivar a equipe sem precisar recorrer a um aumento


A habilidade de motivar uma equipe é uma das grandes qualidades de um empreendedor. É o que diz a jornalista Ilya Pozin na revista Time. Em seu artigo, ela lista nove maneiras de restaurar a liderança e criar uma equipe mais comprometida. No texto, é lembrado que um funcionário não é motivado apenas por dinheiro, mas também, entre outras coisas, por um ambiente de trabalho agradável, no qual o líder valoriza a opinião de cada um.
Conheça as dicas de Ilya Pozin:

1. Seja generoso na hora de elogiar

O elogio é algo que todos querem receber, além de ser fácil de dar. O reconhecimento de um CEO vai mais longe do que se imagina. Enalteça as contribuições que cada funcionário oferece e observe sua equipe se esforçar para receber ainda mais.

2. Livre-se dos gerentes

Remover a função do supervisor e passar esse "poder" ao time de funcionários cria um estímulo para que eles trabalhem melhor em equipe, já que eles não precisarão entregar relatórios de desempenho individuais. Além disso, as pessoas não sentirão que estão em níveis de importância diferentes dentro da empresa.

3. Faça das suas ideias as ideias deles

Em vez de distribuir ordens, que tal fazer com que os funcionários sintam como se eles estivessem dando ideias? Frases como: "Eu gostaria que você fizesse assim" se transformariam em "Você acha que é uma boa ideia se fizermos assim?".

4. Evite criticar ou corrigir

Ninguém gosta de saber que está errado. Se você está procurando um desmotivador, eis aqui ele. Tente uma abordagem indireta para estimular as pessoas, e lembre-se que as pessoas precisam aprender com os próprios erros.

5. Dê liderança aos funcionários

Destaque o funcionário que tiverem melhor desempenho e seus pontos fortes, faça dessa pessoa um exemplo para os outros. Levante a moral dela e lhe dê um pouco de liderança, que isso motivará os outros.

6. Leve seus funcionários para almoçar de surpresa

Em um dia aparentemente comum, leve seus funcionários para almoçar. É um pequeno gesto que fará com que eles saibam que você reconhece o trabalho e esforço deles.

7. Dê reconhecimento e pequenas recompensas

Além de elogiar o trabalho, tente recompensar a equipe e crie pequenos desafios internos. Crie metas e as coloque em um quadro onde todos possam ver. Aos que se destacarem, ofereça um jantar ou um presente.

8. Realize festas na companhia

Organize festinhas de aniversário, estimule um happy hour, não espere por datas especiais.

9. Divida o sucesso e os maus momentos

Quando a companhia estiver indo bem, celebre. Isto fará com que o funcionário saiba que você é grato pelo esforço dele. Mas quando existirem desapontamentos, divida-os também. Sua equipe merece transparência e honestidade. 
Fonte: Administradores.com.br

Pensamentos geram comportamentos

Pensamentos geram sentimentos e estes geram os comportamentos, ações e promovem suas reações, saber monitorar e até mesmo controlar os pensamentos podem promover uma mudança radical nos resultados, confira os 3 principais passos para controlar seus pensamentos


Entender que são os pensamentos que comandam nossas ações é essencial para aumentar a consciência sobre quais são os pensamentos que dominam a nossa mente, bons pensamentos, ou, pensamentos positivos, promovem bons comportamentos e ações, porém, os maus pensamentos, ou, pensamentos negativos, geram maus comportamentos.
Os pensamentos, em sua maioria, são involuntários, ou ainda, promovidos pelo ambiente que é fator determinante para bons e maus pensamentos. Você já reparou no ambiente que vivem as pessoas, o lugar, a sensação que ele provoca?
Pesquisas com as pessoas mais bem sucedidas comprovam que praticamente todas as pessoas que se destacam em suas carreiras já fracassaram, e muitas delas, por insistir em relacionamentos que enfraquecem os pensamentos positivos, e só conseguiram se destacar e ter sucesso quando saíram de onde estavam e fora em busca de seus objetivos. E onde estão esses objetivos, senão no ambiente apropriado, ou seja, em um ambiente poderoso e vitorioso?
Para destacar de forma objetiva os principais passos para mudar os pensamentos e alinhar os sentimentos e comportamentos em busca de melhores resultados, destaco os 3 principais passos, confira:
1. Mude o ambiente
Quando falo em mudar o ambiente, me refiro à evitar pessoas negativas, lugares deprimentes ou desanimadores, e isso é muito particular à cada um de nós, porém mais importante que mudar o ambiente externo é mudar o ambiente interno, pois antes de mais nada, você vive dentro de você, e se não começar mudando os seus pensamentos, dificilmente mudar o ambiente externo vai resolver.
Algumas dicas para mudar os pensamentos negativos e repetitivos: Se você gosta de uma música, ou se você já teve em sua vida um momento em que foi muito feliz, algum momento de alegria incondicional, ou ainda, se você tem em sua vida alguma pessoa que você ama ou é muito grato, concentre-se nesse pensamento, seja da música, do momento ou qualquer fato que te traga alegria, então, todas as vezes que você se deparar com pensamentos negativos, concentre-se na imagem ou som que traz alegria, e não deixe o pensamento negativo continuar por nem mais um segundo.
Agora com essa estratégia você começa a se blindar contra os pensamentos negativos, então vamos ao passo 2.
2. Passe adiante boas atitudes
Quantas vezes você já se deparou com pessoas mal humoradas, estejam elas trabalhando ou não, quantas vezes você já passou por um pedágio, ou roleta do ônibus, e o cobrador estava mal humorado, reclamando baixinho, e quantas vezes isso "pegou" em você ou em alguém que passou em sua frente?
Passar adiante boas atitudes ajuda a quebrar o ciclo do ódio que está sendo distribuído pelas pessoas de forma inconsciente. Essa atitude causa um efeito borboleta positivo, onde pessoas que são bem tratadas tendem a tratar melhor outras pessoas e desta forma criar uma harmonia por onde passam, para conseguir fazer isso é necessário que você ...
3. Forme um novo hábito
Hábitos são comportamentos que foram desenvolvidos através de constante repetição, e para mudar um hábito somente é possível com a substituição por outro, e aí está um desafio, pois pesquisas comprovam que para adquirir um novo hábito são necessários 21 dias de prática constante, ininterrupta, por isso torna-se um desafio.
A questão é, você quer mudar seus pensamentos? Quer mudar seus sentimentos e por consequência seus comportamentos? Se a resposta é sim, então há uma necessidade de criar um novo hábito referente aos pensamentos, e isso se conquista com 21 dias seguidos de prática, com uma estratégia poderosa.
5 dicas para criar um novo hábito
1. Faça uma estratégia de como vai fazer para mudar o mau hábito.
2. Coloque lembretes de forma que possa consultar e ser lembrados por eles.
3. Afaste da sua mente a vontade de parar de criar o novo hábito, porque esse pensamento certamente virá.
4. Relacione-se com pessoas positivas, bem sucedidas, ou pelo menos com boas intenções de ser bem sucedido.
5. Pense na recompensa que receberá com esse novo hábito criado, e faça uma imagem na sua mente de como sua vida será após a conquista desse novo hábito.
Lembrete importante:
Lembre-se que o comando da sua vida está em suas mãos, ou melhor, em seus pensamentos, crie bons pensamentos e seja bem sucedido, seguir a regra de ouro pode ajudar: “Trate os outros como você gostaria de ser tratado”.
Por Fernando Becker 
Fonte: Administradores.com.br

Quer ser mais criativo? Produza muito

Pessoas que produzem demais, mesmo que coisas não tão boas, tendem a ser mais criativas. Entenda essa e outras formas de aumentar a criatividade

Seu sonho é ser uma pessoa mais criativa? Acriatividade é uma qualidade importantetanto para a vida profissional quanto para a pessoal de qualquer pessoa. Por isso, se você quer desenvolver o seu lado criativo, existem algumas atitudes que podem 
Uma das atitudes comuns às pessoas criativas é que elas produzem muito. Elas raramente têm uma ótima ideia logo na primeira chance: elas têm vários pensamentos antes de chegar a algum realmente criativo. Por isso, não espere ter um momento criativo sem esforço. Você terá que ter muitas ideias antes de encontrar a melhor delas.


Outra maneira de desenvolver o lado criativo é reservando um lugar e horário para a criatividade. Encontre um local, como um parque, por exemplo, que o deixe inspirado e tranquilo. Organize a sua agenda para que pelo menos uma vez por semana você visite esse lugar. Assim que isso se tornar rotina, seu cérebro começará a entender esse hábito como o momento em que ele deve se tornar criativo.

A curiosidade também é uma característica importante para incentivar a criatividade. Encontre um assunto que o interesse e esteja sempre estudando sobre ele. Faça perguntas e tenha fome de conhecimento.Desenvolver o seu lado curioso também pode aumentar a sua criatividade.


Além disso, pessoas criativas costumam ouvir a sua intuição. Se o seu sexto sentido diz que uma ideia pode dar certo, tente desenvolvê-la antes de refutá-la. Estabelecer limites também é importante para a criatividade: colocar um pouco de pressão sobre si mesmo pode fazer com que seu cérebro se sinta instigado a trabalhar mais e apresentar ótimos resultados. Unir a intuição aos limites pré-estabelecidos pode ser uma das fórmulas para a criatividade.


Por fim, opte por atividades que estimulem o lado direito do cérebro, como desenhar, cantar e dançar. Esses exercícios incentivam o seu lado criativo e pode deixá-lo mais relaxado. Falando nisso, evite ficar na frente do computador: muitas pessoas interpretam isso como trabalho, o que inibe o lado direito do cérebro.


Se você mantiver isso em mente, desenvolver o seu lado criativo será uma tarefa muito mais fácil de ser cumprida. Incorpore essas dicas no seu dia a dia e os resultados serão notáveis. Boa sorte!


Fonte: Universia Brasil

Descubra o que manter em mente para ter ótimas ideias

Fonte: Shutterstock

Deseja ter ideias excepcionais, mas não sabe como conseguir isso? Descubra o que você deve manter em mente para ter ótimas ideias

Pessoas com conhecimento raso sobre algum assunto provavelmente não conseguirão ter uma ideia totalmente inovadora. Por isso, nunca deixe de estudar: procure por cursos,leia livros, assista à workshops e palestras. Estar sempre em contato com a educação fará com que o seu cérebro nunca pare de aprender e você possa pensar de maneira inovadora.

2 – Exponha suas ideias

Para que você pense de maneira inovadora é importante que você sempre exponha as suas ideias. Para isso, converse com seus amigos, as escreva ou desenhe em um papel, etc. Essa atitude tem dois aspectos positivos: o primeiro é que, ao exteriorizar suas ideias, sua cabeça fica livre para ter outros raciocínios diferentes. E o segundo é que essa forma de expressão pode desenvolver a sua ideia até que ela se torne melhor do que ela é.


3 – Faça exercícios

Não, não estamos falando de exercícios físicos, e sim exercícios mentais. Busque por jogos e atividades que desafiem o seu raciocínio e instiguem o seu lado racional. Além de deixá-lo mais esperto, esses exercícios articularão as suas ideias e poderão resultar em pensamentos inovadores.


4 – Seja sociável

Pessoas que estão sempre com as mesmas companhias e vão aos mesmos lugares não incentivam seus cérebros a se adaptar a diferentes situações. Ser alguém sociável e preparado para iniciar uma conversa demonstra que você é adaptável, característica importante para quem quer ter ótimas ideias.


5 – Evite a rotina

A rotina nem sempre é uma coisa positiva. Se você quer ter pensar “fora da caixa”, é necessário evitar a rotina e a “mesmice”. Por isso, se aventure em novos gêneros literários, assista a filmes que você não conhece, conheça novos lugares e faça atividades que não são habituais para você. 

Fonte: Universia Brasil

10 aplicativos que todo administrador deve conhecer

Conheça ferramentas que podem ajudar você e sua empresa a melhorar a produtividade e agilizar o trabalho de sua equipe


Que os celulares inteligentes vieram para ajudar os usuários nas mais diferentes tarefas diárias não é novidade alguma. O que poucos sabem é que aplicativos também são desenvolvidos para ajudar empreendedores em suas mais variadas funções, dentro e fora das empresas, facilitando o trabalho (e muito!).
Pensando nisso, elaboramos uma lista com 10 aplicativos que podem ajudar você e sua equipe a melhorarem a produtividade e agilizar o trabalho na empresa.
1) Contábil
O app brasileiro faz cálculos de pagamentos via CLT. Através da remuneração bruta de salário, ele calcula desconto do INSS e Imposto de Renda, além da remuneração líquida e pensão alimentícia. Também faz os cálculos de pagamentos via RPA (recibo de pagamento de autônomo). Ele está disponível somente para iOS.
2) Google Drive
O Google Drive é talvez o mais importante e completo sistema de armazenamento em nuvem disponível hoje na internet. O serviço pode ser sincronizado com o Gmail e demais aplicativos do Google, facilitando o compartilhamento de arquivos, visualização e criação. Quando disponibilizados na nuvem, os arquivos podem ser acessados de qualquer lugar, desde que o usuário esteja conectado à internet. Ele pode ser utilizado por empresas que desejam compartilhar arquivos com funcionários e outras companhias através das funções de compartilhamento público ou privado, escolhido pelo usuário no momento do envio. O aplicativo está disponível para Android, iOS eWindows Phone.
3) When I Work
O When I Work foi criado para permitir o compartilhamento de informações da empresa (como compromissos, dados e reuniões) diretamente com seus funcionários. Os membros precisam estar com o aplicativo instalado em seus dispositivos e logados, através de uma conta criada no próprio app, para assim receberem as informações. Por ele é possível criar ou cancelar novos compromissos, divulgar informações de equipes de tarefas em aberto, visualizar requisições de tarefas e adicionar (ou retirar) membros da database. Ele está disponível para Android.
4) Simulador de importação
O aplicativo brasileiro foi criado pelo Sebrae-SP para ajudar empreendedores a calcularem os custos de importações de determinadas mercadorias do exterior. É possível ainda exportar resultados e comparações para e-mails ou salvá-los em arquivos .csv, . pdf ou .jpg, para assim facilitar o compartilhamento com sua equipe. Ele está disponível para Android e iOS.

5) Cisco WebEx Meetings

O Cisco WebEx foi criado para a realização de videoconferências em alta qualidade. Comparado com outros aplicativos do gênero, ele vence por oferecer maior qualidade nas chamadas com função multiponto,  além de vídeo em tela cheia e visualização de conteúdo e vídeos simultaneamente, no iPad. O app também dispõe de uma agenda de reuniões e compartilhamento de arquivos com suporte ao Dropbox, além da possibilidade de criação de espaços personalizados para reuniões e seus arquivos anexados. Ele está disponível para Android e iOS.
6)Evernote
O Evernote é um dos aplicativos mais queridos e recomendados pelos gestores de tempo. O app é indicado para quem deseja organizar observações, dados, lembretes e afins no modo off-line, como também arquivos online. O aplicativo disponibiliza blocos de anotações para que sejam salvos qualquer tipo de texto e determinados tipos de mídias (fotos, links), facilitando na hora de lembrar o que deve ser feito na empresa ou na sua vida pessoal. Ele está disponível para dispositivos Android,iOS e Windows Phone.
7) Instapaper
O Instapaper é um aplicativo simples e amigável, criado para solucionar um probleminha comum de quem utiliza a internet para leituras. Ele salva artigos que você encontra na rede para ler em outro momento mais apropriado. O aplicativo tira toda a formatação do documento original e sincroniza com outros dispositivos. Ele está disponível para Android e iOS.
8) Neotriad
O Neotriad permite que você liste as tarefas diárias e determine um tempo dedicado para cada uma delas. O app foi criado para servir como uma “agenda pessoal” do usuário. Ele dispõe de uma interface simples, que pode ser utilizada para gerenciar o tempo de suas equipes e de seus funcionários. Ele está disponível para Android e iOS.
9) Dropbox
O Dropbox é um serviço de armazenamento na nuvem, estilo Google Drive, criado para quem precisa estar conectado em vários gadgets sem portar os arquivos em discos rígidos. Com ele, é possível armazenar e compartilhar arquivos direto na nuvem. Para isso, o usuário precisa apenas mover os arquivos para a pasta do Dropbox no computador ou smartphone. O Dropbox é utilizado por empresas que desejam compartilhar arquivos com seus funcionários em seus mais variados departamentos, facilitando, agilizando e impossibilitando a perda de documentos importantes, já que, uma vez enviado, o arquivo só é apagado com autorização do dono da conta. Ele está disponível para AndroidiOS e Windows Phone.
10) Smartr
O Smartr foi criado para organizar os contatos espalhados nas mais diversas contas utilizadas pelo usuário. Números nos e-mails, redes sociais e telefones são sincronizadas e colocadas à sua disposição, ganhando tempo e facilitando o processo de identificação de um contato. O Smartr conta com uma interface amigável, colocando todas as informações das pessoas com quem você convive em um só lugar. Além disso, o app mostra o histórico de interações que você teve com o seus contatos, como número de e-mails, números em comum, entre outros. Ele está disponível paraAndroid e iOS.
Fonte: Administradores.com.br

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Veja ranking de outros pontos turísticos no Brasil e no mundo


Foto / Divulgação
No Brasil, lista dos 10 mais bem votados é liderada pelo Cristo Redentor, no Rio, seguido pelo Centro Cultural Júlio Prestes
 
O Traveller's Choice também posiciona votações de pontos turísticos. Segundo o site, o Rio de Janeiro é a terceira cidade com as atrações de maiores notas no mundo, perdendo apenas para São Petersburgo, na Rússia, e Jerusalém, em Israel. No Brasil, A lista dos 10 mais bem votados é liderada pelo Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, seguido pelo Centro Cultural Júlio Prestes (São Paulo) e Teatro Amazonas (Manaus). 
 
Confira as listas:
 
Pontos turísticos no Brasil
1. Cristo Redentor, Rio de Janeiro (RJ)
2. Centro Cultural Júlio Prestes - Sala São Paulo, São Paulo (SP)
3. Teatro Amazonas, Manaus (AM)
4. Catedral Metropolitana, Brasília (DF)
5. Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro (RJ)
6. Usina Hidrelétrica de Itaipu, Foz do Iguaçu (PR)
7. Igreja de São Francisco, Salvador (BA)
8. Convento N. Srª da Penha, Vila Velha (ES)
9. Basílica de N. Srª de Nazaré, Belém (PA)
10. Catedral de Pedra, Canela (RS)
 
Parques no Brasil
1.Parque do Ibirapuera, São Paulo (SP)
2.Mangal das Garças, Belém (PA)
3.Parque Barigui, Curitiba (PR)
4.Parque Tanguá, Curitiba (PR)
5.Parque das Dunas, Natal (RN)
6.Parque Farroupilha (Redenção), Porto Alegre (RS)
7.Parque da Cidade (Sarah Kubitschek), Brasília (DF)
8.Parque Unipraias Camoriú, Camboriú (SC)
9.Parque das Mangabeiras, Belo Horizonte (BH)
10.Parque Moinhos de Vento, Porto Alegre (RS)
 
Pontos turísticos no mundo
1 - Machu Picchu - Machu Picchu, Peru
2 - Grande Mesquita Sheikh Zayed - Abu Dabi, Emirados Árabes
3 - Taj Mahal - Agra, Índia
4 - Mesquita - Catedral de Córdoba - Córdoba, Espanha
5 - Basílica de São Pedro - Cidade do Vaticano, Itália
6 - Angkor Wat - Siem Reap, Camboja
7 - Igreja do Salvador do Sangue Derramado - São Petersburgo, Rússia
8 - Muralhas da Cidade Antiga - Dubrovnik, Croácia
 
Parques (mundo)
1 - Parque de Stanley - Vancouver, British Columbia
2 - Jardim dos Deuses - Colorado Springs, Colorado
3 - Central Park - Nova York
4 - Parque Millenium - Chicago, Illinois
5 - High Line - Nova York
6 - Parque dos Reis e Jardim Botânico - Perth, Australia
7 - Parque Guell - Barcelona, Espanha
8 - Parque do Ibirapuera - São Paulo, Brasil
9 - Parque do Retiro - Madri, Espanha
10 - Jardim de Luxemburgo - Paris, França
 
Fonte: Diário do Comércio - SP

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Brasil ocupa péssima posição em ranking de retorno de impostos à população

Publicação: 17/06/2014 06:00 Atualização: 17/06/2014 07:26

Estudo curioso do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) com base nos 32 países que disputam a Copa do Mundo mostra que o Brasil, embora seja um dos favoritos a levantar a taça, ocupando a terceira melhor posição no ranking da Fifa, é o sétimo na relação arrecadação de impostos/Produto Interno Bruto (PIB) e o 29º num índice que mede o retorno dos tributos à população por meio de serviços de qualidade na educação, na saúde e em outras áreas. “Estamos à frente apenas da Nigéria, Costa do Marfim e da Bósnia e Herzegovina, que oferecem as piores condições aos habitantes pelo que pagam de impostos”, disse o advogado João Eloi Olenike, presidente-executivo da entidade.


O levantamento, batizado de “Copa do Mundo da economia e tributação”, mostra que a carga tributária no Brasil corresponde a 36,27% do PIB (R$ 2,242 trilhões) – esse dado é de 2012, quando o PIB dos Estados Unidos, o maior entre os 32 países que jogam a Copa, fechou em US$ 16,8 trilhões. Por outro lado, o indicador que mede como o poder público aplica os tributos arrecadados em investimentos à população, criado pelo IBPT e chamado de Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (Irbes), revelou que a nota brasileira foi 135,34.


Quanto maior o valor do Irbes, melhor é o retorno dos serviços de qualidade à população. O Irbes é o resultado da soma da carga tributária com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e que leva em conta áreas como expectativa de vida, saúde, educação. Os Estados Unidos, com nota 165,78, lideram o ranking. No caso da relação impostos sobre o PIB, o maior percentual foi apurado pela França (45,34%), seguida de perto pela Itália (44,40%).


O Brasil também não vai bem no ranking que mede a renda per capita, que reflete um dos melhores coeficientes para expressar a distribuição da riqueza de uma nação. Dos 10 países com maiores rendas per capita sete são europeus: Suíça, Bélgica, Holanda, Alemanha, França, Inglaterra e Itália. “A Itália, Espanha, Grécia e Portugal, mesmo após a recente crise mundial e tendo passado por rígidos ajustes econômicos, aparecem melhor que o Brasil no quesito renda per capita”, diz Olenike.


RENDIMENTO O Brasil, destaca o estudo do IBPT, é a sétima economia mundial, contudo, quando o quesito é renda per capita, o país ocupa a 20ª posição no ranking, com US$ 11,152 mil/ano. A da Suíça, a melhor colocada, é de US$ 85,735 mil. A distribuição de renda no país europeu é 61,5% maior que a dos Estados Unidos, a nação mais rica do planeta, com US$ 53,08 mil/ano.


Por outro lado, o PIB americano corresponde à soma dos 27 primeiros países, na ordem do menor indicador para o maior (32ª posição à 4ª posição), incluindo o do Brasil (US$ 2,242 trilhões). Por sua vez, o PIB nacional é maior do que a soma dos 15 primeiros países, desde que na mesma ordem, do menor para o maior.

Fonte: Estado de Minas

sexta-feira, 13 de junho de 2014

O atendimento adequado em 13 passos

Para as pequenas e médias empresas a importância do atendimento se torna ainda mais relevante, já que a marca de uma pequena empresa não é tão divulgada como as das grandes corporações


O atendimento é mais que um diferencial, é uma necessidade básica em qualquer negócio. Atender bem extrapola as premissas da boa educação, atender bem é ter sensibilidade, entendimento e técnica para transmitir ao cliente todas as informações necessárias que precisa saber. Segundo uma pesquisa da empresa norte-americana US News And World Report, especializada em comportamento dos consumidores, aproximadamente 68% dos clientes não voltam ou não continuam a comprar determinado produto ou serviço pelo mal atendimento e pela má qualidade dos serviços prestados.
A pergunta que fica é a seguinte: como está o atendimento em sua empresa? Seus funcionários são qualificados, motivados e treinados para atender os anseios dos seus clientes? O que os clientes falam de  sua empresa? Hoje, por mais que a empresa esteja extremamente estruturada e que a marca esteja adequadamente exposta, um desvio na reputação pode ser fatal. Assim, manter o nome sem reclamações ultrapassa investimentos na área de marketing. 
O consumidor é implacável com os deslizes das empresas e dependendo da gravidade da situação, impactará diretamente nas vendas e até mesmo em uma desvalorização financeira de seus produtos e serviços. Para as pequenas e médias empresas a importância do atendimento se torna ainda mais relevante. A marca de uma pequena empresa não é tão divulgada como as das grandes corporações, assim, a repercussão de um atendimento inadequado pode ser desastrosa. Para estas empresas, o bom atendimento é vital, pois são seus poucos clientes quem propiciam a sobrevivência de um negócio.
O cliente deve sair satisfeito com o atendimento recebido, sendo necessário verificar quais os comportamentos, quais as necessidades e como supri-las. Assim, os colaboradores das organizações devem atuar para encantar os clientes, obtendo um melhor retorno financeiro a todos. Superar as expectativas sempre, esse é o caminho! Lembrando que cliente insatisfeito conta para dez pessoas e as satisfeitas para apenas duas pessoas. Veja algumas orientações sobre o tema:    
1 - Ser rápido e solícito com o cliente é uma necessidade para cativar o consumidor. O profissional deve ser treinado para atender a cada cliente como ‘o cliente dele’;   
2 - O colaborador deve conhecer a fundo todos os detalhes do produto ou serviço que está oferecendo ou que o cliente está pedindo;   
3 - É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar informaçõesdetalhadas;   
4 - É importante que se crie identificação, assim, deixe que o cliente conheça a sua empresa, fazendo com que se tenha entendimento do que se está oferecendo;   
5 - Ser verdadeiro é fundamental, tenha isso como preceito básico e exercite o perguntar mais do que falar;   
6 - Todo cliente tem seu tempo, se ele estiver com pressa, seja ágil, se for moroso, mantenha-se tolerante, paciente e calmo;   
7 - Só prometa prazos, horários e outros se realmente puder cumprir;   
8 - Seja ético, íntegro e sincero com todos os tipos de clientes e conquiste para sempre sua confiança;   
9 - Evite deixar o cliente esperando, se observar que irá demorar, pare por um instante o que está fazendo para dar um posicionamento pela demora;   
10- Evite amadorismo e erros grosseiros de linguagem, isso vale tanto com atendimento pessoal como por telefone, busque reconhecer qual o estilo do cliente e adapte sua linguagem, se atente para nunca ser vulgar ou inconveniente;   
11 - Evite transferências desnecessárias, entenda o que a pessoa necessita e caso tenha que transferir para outro colaborador, seja assertivo; 
12 - Cuidado com os valores ou mesmo produtos que serão apresentados, se o cliente sentir que estão tentando enrolar ou tirar vantagem na negociação ficará muito mais difícil;   
13 - Sempre faça um follow-up, ligue para ver se estava tudo certo. Avalie o atendimento e a satisfação.
Fonte: Administradores

Banda Calypso: você precisa reconhecer que eles sabem fazer negócios

Em 2014, a banda completa 15 anos. Já passou no teste dos 15 minutos de fama e provou que não foi só mais um hit passageiro


Até a popularização da internet, era praticamente impossível fazer sucesso nacionalmente na música sem ser parte do intricado e restrito esquema de mídia que envolvia gravadoras, rádios e emissoras de televisão. Para os artistas que viviam fora do eixo Rio/São Paulo, então, essa era uma missão ainda mais homérica. Tanto é que 99,99% dos cantores e bandas do Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte que se destacaram até então acabaram se sediando em um dos dois grandes centros. Até mesmo no caso de grupos de cenas consolidadas – como os roqueiros de Brasília – muitos tinham bases estabelecidas no Rio de Janeiro ou em São Paulo.
No final dos anos 1990, início dos anos 2000, o Brasil tinha cerca de 2 milhões de pessoas conectadas à internet. No censo de 2000, a população do Brasil era de 169 milhões de pessoas. Ou seja, apenas pouco mais de 1% da população tinha acesso à rede. Por mais que alguma coisa viralizasse naquela época, continuaria sendo uma ilustre desconhecida. Como furar o esquema, então?
A cena paraense é especialista nisso. Na verdade, no Norte e Nordeste, grupos locais descobriram que criar seus próprios esquemas era a única maneira de fazer seus trabalhos circularem. Eles, então, desenharam e colocaram em funcionamento seus próprios mercados. Em Belém/PA, os artistas aprenderam a colocar a mão na massa e assumiram todo o processo de seu showbusiness. Até hoje, os shows, as gravações a distribuição e o marketing são feitos de maneira alternativa, pelos próprios artistas (pelo menos no caso dos que ainda não explodiram nacionalmente)Gaby Amarantos é um dos expoentes dessa cena e já foi tema de uma matéria aqui no Administradores.com também.
No Nordeste, as primeiras bandas de forró estilizado, que estouraram regionalmente nos anos 1990, hoje são comandadas por empresários que também são donos de rádios. Embora crie-se aí um novo monopólio, pela primeira vez as rádios da região começaram a executar mais músicas produzidas por lá do que no eixo Rio/São Paulo e internacionais.
Foi entre esses dois contextos que surgiu a banda Calypso. Paraense de nascimento, conseguiu espalhar sua música pelo Norte e Nordeste rapidamente, com um esquema próprio de distribuição de CDs e DVDs. Sem gravadora, a banda conseguiu atingir a impressionante marca de 10 milhões de discos vendidos, sem sede no Sudeste (o escritório da banda, salvo engano, fica em Recife/PE), numa época em que a indústria fonográfica começava a entrar no período mais grave de sua crise, que ainda hoje perdura.
Por venderem CDs e DVDs sem a necessidade de intermediários, eles conseguiam vender mais barato e, assim, fazer sua música circular mais facilmente. Com os discos na praça, conseguiam mais shows, onde vendiam mais CDs e DVDs, sempre com encartes mais simples e baratos. No começo da carreira, Joelma e Chimbinha também iam pessoalmente, de porta em porta de rádios, pedir espaço para suas músicas.
Em 2014, a banda completa 15 anos. Já passou no teste dos 15 minutos de fama e provou que não foi só mais um hit passageiro (manter-se em alta no mercado musical, como em praticamente todas as outras áreas, é um desafio maior do que conseguir emplacar um primeiro sucesso).
Nesse período, a banda lançou 21 CDs, 7 DVDs e ganhou prêmios importantes da música brasileira, indicações ao Grammy, fez trilhas sonoras de filmes, seriados e novelas, turnês nacionais, internacionais (Europa, EUA e África) e vendeu mais de 15 milhões de discos. Além disso, Calypso é o único grupo brasileiro que possui o prêmio Diamante Quíntuplo pela venda de 500 mil cópias do DVD ‘Calypso pelo Brasil’ no período de duas semanas. E um dado curioso é que, mesmo com todo esse sucesso depois que conseguiu uma gravadora, a banda garante que vendeu mais discos quando era independente.
Você pode até não gostar dos gritos de Joelma ou da guitarra aguda de Chimbinha. Mas tem que reconhecer que eles sabem fazer negócios como poucos.
Por Simão Mairins
Fonte: Administradores