quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Enxaqueca é hereditária e acomete cerca de 15% da população mundial


Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a enxaqueca é a décima doença crônica mais incapacitante e acomete aproximadamente 15% da população mundial. No Brasil, atinge 10 milhões de pessoas e o custo ao Sistema Único de Saúde (SUS) soma R$ 140 milhões quando o paciente é internado em prontos-socorros.

Somente no Brasil, a dor de cabeça atinge 10 milhões de pessoas; tratamentos alternativos, com o uso de toxina botulínica e neuromodulação, têm sido empregados na melhoria dos sintomas

Na enxaqueca, a dor ocorre geralmente em um dos lados da cabeça, é latejante ou pulsátil, dura de quatro a 72 horas, e pode vir acompanhada de náuseas e/ou vômitos, tonturas, intolerância à luz (fotofobia), barulho (fonofobia), cheiro (osmofobia) e movimentos (cinetofobia).


“É comum o histórico familiar, pois a enxaqueca é determinada geneticamente”, informa a neurologista Ieda Fortini, chefe do Ambulatório de Cefaleias do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).