sexta-feira, 8 de novembro de 2013

7 perguntas que ajudam a escolher a carreira perfeita

Está infeliz no trabalho ou não sabe qual carreira seguir? Veja 7 perguntas que podem ajudar na escolha da carreira perfeita


7 perguntas que ajudam a escolher a carreira perfeita

É comum uma pessoa desempenhar um trabalho do qual ela não gosta, seja porque tinha expectativas diferentes da realidade quando entrou na empresa, pelo salário que recebe ou por simplesmente não fazer ideia de qual outra atividade poderia desempenhar. 

Nessas situações, o desespero pode ser um péssimo conselheiro. Pode levá-lo a tomar uma decisão errada. O melhor a se fazer é pensar racionalmente sobre seus gostos e habilidades. Acha isso difícil? Comece se perguntando as sete questões a seguir:

1– Se eu pudesse trocar de trabalho com um amigo, com quem seria? Por quê?

2 – Sempre me perguntei como seria trabalhar com ____. Por que me parece tão interessante?

3 – No que meus amigos dizem que sou bom?

4 – O que eu mais amo no meu trabalho? Por que eu amo fazer isso?

5 – Qual tarefa eu faria com maior frequencia se meu chefe permitisse? Por que eu gosto tanto dela?

6 – Se eu tivesse que trabalhar num sábado, com o que seria e por quê?

7 – Quando eu estiver aposentado, quero ser lembrado por...?

Perceba que a maioria das perguntas envolve a pergunta “por quê?”. Isso porque não basta responder uma questão, é necessário entender os motivos que o levaram a dar aquela resposta para que você comece a perceber a fundo quais são suas habilidades e objetivos profissionais. Somente conhecendo a si mesmo é possível saber qual emprego fará você mais feliz.

No decorrer das reflexões você deve ter percebido que as respostas costumam ser basicamente as mesmas. Fique calmo, não há nada de errado nisso, pelo contrário! Isso indica que o questionário funcionou, e essa resposta recorrente é justamente relativa à sua maior habilidade. Agora, procure por uma profissão em que você exerça esse “dom”.

Por fim, a Universia Brasil tem mais uma dica: responda a esse questionário num momento de tranquilidade. Faça isso em casa, num final de semana, enfim, quando estiver em paz (consigo e com o ambiente que o cerca). A pressa poderá afetar o resultado, e nós não queremos isso, não é?

Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!