domingo, 13 de outubro de 2019

Vai ser mãe ou Já é? Então você precisa trabalhar!


Uma história para as mamães e para as futuras mamães


Se você é mãe ou pretende ser e tem medo de deixar seu filho para trabalhar e estudar, então esta história real é para você!

Fui mãe em 1999, quando estava no último ano do Curso de Direito
Naquela época era Assistente contábil e entrava na empresa às 7:42hs e saia às 17:30hs.

Usava transporte público, e enfrentava trânsito todos os dias para ir e voltar do trabalho.

Naquela época pagava prestação de um apartamento adquirido no final de 1996.
Sempre fui muito obstinada, sabia que a única forma de atingir os meus objetivos era estudando e trabalhando.

Quando tive o Gustavo em maio de 1999, morava numa casa de 2 cômodos (fundo da casa da minha sogra).

Antes mesmo do Gustavo nascer já fui atrás de uma escolinha (hotelzinho) para ele ficar período integral, afinal eu tinha de assumir a responsabilidade e não podia transferir a outra pessoa.

E assim aconteceu, o Gustavo foi para a escolinha com quatro meses, as primeiras semanas foram para adaptação.
Mas ele logo pegou catapora, e teve de ficar alguns dias sem ir à escola. Se recuperou rápido e logo voltou para escolinha/hotelzinho. Era uma criança muito boazinha, entrava antes dás 7hs da manhã e era o último a sair (quase 20 horas).

No 1º dia em que voltei ao trabalho chorei, mas sabia que era necessário, afinal de contas tinha um filho e era o meu maior bem e responsabilidade para a vida toda. Somente trabalhando e estudando poderia oferecer uma vida melhor pra ele.

Precisava pagar a escola do Gustavo, pagar a faculdade, as despesas da casa e também a prestação do apartamento, pois naquela época a situação financeira do meu marido estava bem difícil.

Mas quando tinha um  ano e sete meses ele teve um problema na escola (uma convulsão) isto aconteceu numa quinta-feira. O Levamos ao médico a noite e o médico não soube nos explicar o que de fato aconteceu. No dia seguinte deixamos o Gustavo normalmente na escola e fomos trabalhar, afinal tinha contas para pagar!  Mas durante o dia pensei melhor, afinal o Gu era o meu bem maior. Então fui para casa tirei o Gustavo da escola e falei para diretora do estabelecimento que ele não voltaria mais e que depois buscaria suas coisas, como colchão que tínhamos de fornecer na época.

Liguei no mesmo dia para minha mãe e pedi para ela arrumar alguém para cuidar do Gustavo. E assim aconteceu, na segunda-feira a Marli começou a cuidar do Gustavo.  A prioridade era cuidar do Gustavo, depois a casa.
E assim foi. Depois entre três e quatro anos ele começou a freqüentar uma escolinha e a Marli seguia cuidando dele.
Desta forma o Gustavo teve uma pessoa cuidando dele até setembro de 2012 (neste período ele teve 3 babás).

Neste período poderia ter feito várias viagens e comprado vários carros, mas a minha prioridade era trabalhar e estudar (além de terminar a faculdade fiz 2 especializações, cada uma com dois anos de duração, sendo que uma delas durou 2 anos todos os sábados dás 8hs às 17hs) para cuidar do Gustavo (saúde, educação e moradia).

Desde que o Gustavo nasceu surgiu uma força em mim, que era de assustar. Tudo era superado por ele. Então nada me abatia, porque tinha de cuidar do Gustavo e isto somente era possível se trabalhasse e estudasse.

Não tirei licença da faculdade, depois de oito dias dele ter nascido já estava de volta às aulas, e assim conclui em dezembro de 1999 a faculdade de Direito.

Portanto, se você é jovem, é mãe ou pretende ser, A FORÇA DE VENCER ESTÁ NESTA FASE, porque a criança precisa dos cuidados dos pais. Então Deus pode te dar força para cuidar do seu filho, mas VOCÊ PRECISA levantar desta cadeira, desta cama e sair à luta.

Se você vai ser mãe ou já é, então Você precisa Trabalhar!
Filho é para a vida toda. Então trabalhar e estudar faz parte do cuidar do filho!

Jô Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!