segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Procura-se o culpado



Alguém já ouviu esta frase?
Na vida particular pode ser até “tolerável”.


Mas quando esta procura ocorre em contexto corporativo a situação se torna em um grande problema.


Colaboradores de alto escalão investidos no cargo de confiança dispendem dias e mais dias a procura de culpados por reclamações de clientes.
  

E nesta procura, se esquecem de que o bem mais importante para a empresa está ficando em último plano, quando deveria ser prioridade!


A situação se agrava ainda mais quando se tratar de empresa prestadora de serviços.


Não é nada aceitável e agradável deixar de atender o que de fato o cliente necessita e se concentrar em procurar o culpado por erros ou falhas.


Quando o cliente aciona o prestador ele quer a solução imediata do problema e não apontamento de quem deu causa. Afinal de contas, quando se contrata uma empresa os colaboradores “perdem“ a sua identidade particular e passa ser a própria empresa. É por este motivo que cada componente de uma corporação é responsável pela satisfação ou insatisfação dos clientes.


No mundo corporativo é inaceitável deixar em segundo plano os interesses dos clientes em detrimento da procura e busca pelo culpado!


Enquanto o colaborador de alto escalão procura por culpados, perde uma grande chance de reverter a situação e restabelecer a confiança do cliente que procurou o prestador em busca de solução do seu problema.


“O cliente que reclama muitas vezes não pretende encerrar o contrato de prestação de serviços, ele quer apenas ser ouvido”.


No mundo coorporativo é importante juntar esforços, e para fazer a diferença é preciso parar de procurar por culpados e trabalhar em equipe para honrar o contrato que foi firmado com cada cliente.


Neste contexto, para fazer a diferença é preciso dar um chega pra lá no orgulho e vestir a camisa da empresa, pois quando o cliente está contente com um departamento os reflexos se estendem a toda equipe.


Diante do desafio, empresários estão cada vez mais em busca de profissionais para compor a equipe para defender os interesses da empresa e dos clientes.


Quando se tratar de prestação de serviços, é imprescindível estar presente na relação, a ética e o cumprimento às cláusulas contratuais.


Texto de Jô Nascimento.

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