A gestão do
conhecimento permite as empresas fazer frente aos inúmeros desafios que se
apresentam atualmente frente à volatilidade de cenários e ambientes atuais. A
aprendizagem organizacional e o uso de novas tecnologias, são ferramentas
importantes na inovação e obtenção de vantagem competitiva.
Por Fabio Ferraz Magina
Muito se tem falado sobre conhecimento e informação nos dias atuais.
Mas, o que é Conhecimento? Para que serve? Como se consegue uma
"organização que aprende"?
O mundo atual exige decisões cada vez mais rápidas e baseadas em enormes
quantidades de informações e variáveis ambientais. Uma forma de acompanhar
essas variações é a utilização dessas informações disponíveis, transformando-as
em conhecimento organizacional.
O conhecimento individual incorporado à cultura da organização e
direcionado de acordo com as estratégias em busca da visão desejada, pode
providenciar um diferencial competitivo em relação à concorrência direta e até
mesmo indireta, visto que atualmente, não somente os concorrentes do mesmo
setor podem competir com a organização pelos mercado, mas novos produtos, de
outros setores também pode abocanhar market-share e diminuir a rentabilidade e
abalar, por muitas vezes, a posição em que se encontra a empresa.
A evolução da sociedade, inicialmente agrícola, com a produção e
comercialização exclusiva de commodities, passando pela economia industrial, na
produção sistemática de produtos, sua evolução para a sociedade da informação,
com a produção de serviços e atualmente com a transformação do conhecimento em
ativo empresarial, baseando a competição e o poder econômico na capacidade
intelectual de fazer frente a novos e constantes desafios, com a utilização da
informação útil e baseada no conhecimento em armas para vencer a concorrência
em cenários cada vez mais dinâmicos e desafiantes, acabou por criar novas e
oportunas tecnologias.
O conhecimento, por não ter limites, podendo ser produzido à partir do
nada, é agora dirigido para sua disseminação interna e consequente criação de
novas estruturas organizacionais, a formação de redes, nunca antes pensadas, e
elaboração de novas parcerias entre setores não comunicáveis anteriormente.
Hoje a concorrência não mais se dá apenas entre participantes de um
mesmo setor, mas também entre diferentes setores, o consumidor tem acesso
direto à mais informação, produtos cada vez mais padronizados, o ambiente
organizacional é cada vez mais indefinido e global, a estabilidade não mais
existente, com barreiras geográficas e temporais desaparecidas, obriga a
constante busca pela inovação e diferenciação.
As estratégias tendem a melhoria das competências (a capacidade de fazer
bem feito) por meio da difusão de informações e conhecimento entre os parceiros
da organização, e cada vez esse conhecimento torna-se obsoleto mais rápido,
ocasionando sua renovação de forma dinâmica.
O conhecimento explícito, fácil de ser divulgado, tende a ser
questionado em busca de novos e o conhecimento tácito, internalizado,
individualizado e resultante das experiências individuais, necessita ser
repassado de forma volátil, rápida, para os atores organizacionais, de forma
permanente, ocasionando um ambiente cada vez mais mutável e complexo.
Uma forma de dirigir a difusão desse conhecimento deve ser planejada, de
forma que a coleta de informações externas e internas seja repassado de forma
planejada, a fim de absorver análises de ambientes e cenários, atuais e
futuros, internos e externos. Através desse planejamento sistemático as
organização poderão adquirir vantagens competitivas, podendo conseguir maior
fidelização de clientes e parceiros na busca de sucesso empresarial.
A utilização de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs)
promove o fluxo de conhecimento entre o capital intelectual que a organização
já possui, com o capital humano e o capital intelectual externo, clientes e
fornecedores, entre outros, ocasionando enormes redes neurais interconectadas
por meio de diversos caminhos e relacionamentos.
A criação de ambientes favoráveis a ligação das pessoas, aumentando o
"laço de confiança", permitindo maior contribuição e compartilhamento
entre as partes promove maior aprendizagem em todos os níveis. A virtualização
dos ambientes supera barreiras de espaço e tempo. Novos ambientes de cooperação
e comunicação facilitam a conexão dos colaboradores uns com os outros, melhora
o fluxo de informação relevante, permitindo pontes entre locais que antes
inexistiam.
Novos tipos de redes de conhecimento e sociabilidade estão sendo
criadas, e as pessoas envolvidas também devem buscar se aprimorar no
desenvolvimento pessoal de novas habilidades e competências, por meio de
construção e partilha de idéias em novos relacionamentos operacionais, entre
parceiros de atividade), pessoal, no círculo individual de relacionamentos e em
nível estratégico, na ampliação de contatos com a absorção de novas culturas e
idéias externas.
Comunidades online são excelentes ferramentas para busca de novos
relacionamentos e busca de novos conhecimentos, seja em ambientes internos de
empresas e setores ou mesmo a obtenção de colabores externos com a produção de
novos conceitos e abordagens. Comunidades passam a seus pares idéia de
conjunto, pertencimento a um grupo e compromisso, congregando pessoas com
interesses semelhantes, independente de localização, nacionalidade e formação
técnica.
Com a incorporação da tecnologia à vida pessoal, a conectividade
proporciona economia de tempo, maior compartilhamento de idéias e opiniões.
Novas ferramentas virtuais, blogs, microblogs, redes sociais, comunidades wiki
vídeos, podcasts, mundos virtuais de imersão permitem às pessoas trabalhar em
espaço virtual, inovar, contatar, remanejar e organizar pessoas de forma mais
rápida e objetiva.
Outro ponto importante e atual consiste na execução de tarefas
secundárias simultaneamente a atividades importantes. Novas gerações já
adquiriram esse costume de forma mais evidente e estudos cognitivos comprovam
que apenas o ato de rabiscar durante uma conversa telefônica permite que se
mantenha o foco de forma mais efetiva.
Com o mundo transformando cenários e ambientes de forma dinâmica, a
pressão decorrente da quantidade de informação e concorrência por recursos, a
interação das pessoas permite estímulo à aprendizagem, seu consequente aumento
por meio da cooperação e contribuição mais consistente, permite melhorias em
inovação de forma consistente e rápida em resposta às demandas exigidas.
Portanto, permaneça conectado, aumente os relacionamentos pessoais e
virtuais, ofereça e solicite ajuda. A ferramenta está disponível. Aproveite a
jornada.
Fonte: administradores.com.br
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/gestao-do-conhecimento/63770/
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