sábado, 2 de junho de 2012

Gestão do Conhecimento


A gestão do conhecimento permite as empresas fazer frente aos inúmeros desafios que se apresentam atualmente frente à volatilidade de cenários e ambientes atuais. A aprendizagem organizacional e o uso de novas tecnologias, são ferramentas importantes na inovação e obtenção de vantagem competitiva.
Por Fabio Ferraz Magina


Muito se tem falado sobre conhecimento e informação nos dias atuais. Mas, o que é Conhecimento? Para que serve? Como se consegue uma "organização que aprende"?

O mundo atual exige decisões cada vez mais rápidas e baseadas em enormes quantidades de informações e variáveis ambientais. Uma forma de acompanhar essas variações é a utilização dessas informações disponíveis, transformando-as em conhecimento organizacional.

O conhecimento individual incorporado à cultura da organização e direcionado de acordo com as estratégias em busca da visão desejada, pode providenciar um diferencial competitivo em relação à concorrência direta e até mesmo indireta, visto que atualmente, não somente os concorrentes do mesmo setor podem competir com a organização pelos mercado, mas novos produtos, de outros setores também pode abocanhar market-share e diminuir a rentabilidade e abalar, por muitas vezes, a posição em que se encontra a empresa.

A evolução da sociedade, inicialmente agrícola, com a produção e comercialização exclusiva de commodities, passando pela economia industrial, na produção sistemática de produtos, sua evolução para a sociedade da informação, com a produção de serviços e atualmente com a transformação do conhecimento em ativo empresarial, baseando a competição e o poder econômico na capacidade intelectual de fazer frente a novos e constantes desafios, com a utilização da informação útil e baseada no conhecimento em armas para vencer a concorrência em cenários cada vez mais dinâmicos e desafiantes, acabou por criar novas e oportunas tecnologias.

O conhecimento, por não ter limites, podendo ser produzido à partir do nada, é agora dirigido para sua disseminação interna e consequente criação de novas estruturas organizacionais, a formação de redes, nunca antes pensadas, e elaboração de novas parcerias entre setores não comunicáveis anteriormente.

Hoje a concorrência não mais se dá apenas entre participantes de um mesmo setor, mas também entre diferentes setores, o consumidor tem acesso direto à mais informação, produtos cada vez mais padronizados, o ambiente organizacional é cada vez mais indefinido e global, a estabilidade não mais existente, com barreiras geográficas e temporais desaparecidas, obriga a constante busca pela inovação e diferenciação.

As estratégias tendem a melhoria das competências (a capacidade de fazer bem feito) por meio da difusão de informações e conhecimento entre os parceiros da organização, e cada vez esse conhecimento torna-se obsoleto mais rápido, ocasionando sua renovação de forma dinâmica.

O conhecimento explícito, fácil de ser divulgado, tende a ser questionado em busca de novos e o conhecimento tácito, internalizado, individualizado e resultante das experiências individuais, necessita ser repassado de forma volátil, rápida, para os atores organizacionais, de forma permanente, ocasionando um ambiente cada vez mais mutável e complexo.

Uma forma de dirigir a difusão desse conhecimento deve ser planejada, de forma que a coleta de informações externas e internas seja repassado de forma planejada, a fim de absorver análises de ambientes e cenários, atuais e futuros, internos e externos. Através desse planejamento sistemático as organização poderão adquirir vantagens competitivas, podendo conseguir maior fidelização de clientes e parceiros na busca de sucesso empresarial.

A utilização de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) promove o fluxo de conhecimento entre o capital intelectual que a organização já possui, com o capital humano e o capital intelectual externo, clientes e fornecedores, entre outros, ocasionando enormes redes neurais interconectadas por meio de diversos caminhos e relacionamentos.

A criação de ambientes favoráveis a ligação das pessoas, aumentando o "laço de confiança", permitindo maior contribuição e compartilhamento entre as partes promove maior aprendizagem em todos os níveis. A virtualização dos ambientes supera barreiras de espaço e tempo. Novos ambientes de cooperação e comunicação facilitam a conexão dos colaboradores uns com os outros, melhora o fluxo de informação relevante, permitindo pontes entre locais que antes inexistiam.

Novos tipos de redes de conhecimento e sociabilidade estão sendo criadas, e as pessoas envolvidas também devem buscar se aprimorar no desenvolvimento pessoal de novas habilidades e competências, por meio de construção e partilha de idéias em novos relacionamentos operacionais, entre parceiros de atividade), pessoal, no círculo individual de relacionamentos e em nível estratégico, na ampliação de contatos com a absorção de novas culturas e idéias externas.

Comunidades online são excelentes ferramentas para busca de novos relacionamentos e busca de novos conhecimentos, seja em ambientes internos de empresas e setores ou mesmo a obtenção de colabores externos com a produção de novos conceitos e abordagens. Comunidades passam a seus pares idéia de conjunto, pertencimento a um grupo e compromisso, congregando pessoas com interesses semelhantes, independente de localização, nacionalidade e formação técnica.

Com a incorporação da tecnologia à vida pessoal, a conectividade proporciona economia de tempo, maior compartilhamento de idéias e opiniões. Novas ferramentas virtuais, blogs, microblogs, redes sociais, comunidades wiki vídeos, podcasts, mundos virtuais de imersão permitem às pessoas trabalhar em espaço virtual, inovar, contatar, remanejar e organizar pessoas de forma mais rápida e objetiva.

Outro ponto importante e atual consiste na execução de tarefas secundárias simultaneamente a atividades importantes. Novas gerações já adquiriram esse costume de forma mais evidente e estudos cognitivos comprovam que apenas o ato de rabiscar durante uma conversa telefônica permite que se mantenha o foco de forma mais efetiva.

Com o mundo transformando cenários e ambientes de forma dinâmica, a pressão decorrente da quantidade de informação e concorrência por recursos, a interação das pessoas permite estímulo à aprendizagem, seu consequente aumento por meio da cooperação e contribuição mais consistente, permite melhorias em inovação de forma consistente e rápida em resposta às demandas exigidas.

Portanto, permaneça conectado, aumente os relacionamentos pessoais e virtuais, ofereça e solicite ajuda. A ferramenta está disponível. Aproveite a jornada.

Fonte: administradores.com.br
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/gestao-do-conhecimento/63770/


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