terça-feira, 15 de outubro de 2013

O empreendedor e a gestão da empresa

No início, quando o empreendedor abre as portas do negócio, ele geralmente se envolve com tudo, desde a compra, venda, controle de contas, faz depósito e pagamento, controles financeiros, contrata e demite funcionários, e até acredita ser capaz de criar uma campanha promocional.

O empreendedor executa as operações da empresa, e dedica-se todo o tempo às atividades operacionais, abandonando o planejamento, as estratégias e metas exigidas para o crescimento do negócio.  Se você está sobrecarregado com as tarefas de rotinas, e preocupado com os detalhes da contabilidade e do escritório, sua atenção vai ficar longe da visão do futuro, da imagem projetada da empresa no longo prazo. Contratar funcionários para fazer a gestão do escritório deixa você com mais tempo para pensar de maneira estratégica, nas vendas e no marketing, e nas oportunidades de mercados em expansão.

O empreendedor exerce o papel de gestor, quando contrata pessoas talentosas que vão contribuir para o crescimento da empresa. Sabe delegar e define claramente as metas e responsabilidades para cada novo funcionário, bem afinado com os objetivos da empresa, além de elaborar o planejamento de longo prazo.
"Para onde você quer levar a empresa ao longo dos próximos 5 anos". 

É preciso construir uma equipe de pessoas, para lidar com as atividades operacionais, enquanto você encontra tempo para pensar grande e desafiar a si mesmo.

Uma oportunidade necessita de uma boa análise, neste caso o empreendedor tem ao seu alcance metodologias  para responder bem as questões de mercado. Ninguém arrisca no escuro, e sai atirando para todos os lados. Empreendedor corre riscos moderados, ele aprende a correr riscos através do planejamento. 

Em primeiro lugar, eu quero  conhecer muito bem o meu público-alvo, a classe social, renda, hábitos e compra, qual é a faixa etária de meus clientes. Depois sigo na identificação do ciclo de vida do produto ou do  negócio, se tem vida curta, média ou longa.  O próximo passo é a definição dos canais de distribuição, ou seja; como  vender meu produto, no comércio tradicional, loja física,  varejo virtual,  ainda no delivery,  venda porta a porta, e cuidado, muito cuidado na escolha do ponto de venda.

É necessário criar serviços de relacionamento, agregar valor aos produtos, criar um diferencial, e oferecer  serviços fora do comum. Verifique o potencial de crescimento do setor, da região, do  mercado .  Quanto está crescendo: 10%, 20% ou 30%.  Analise o tamanho e a estrutura do mercado, existem fortes barreiras à entrada neste mercado?  Qual é o tamanho deste mercado? Tenho condições de conquistar uma fatia de participação ou não?  Em última análise defina a sua margem, se é de 20%, 30% ou 40%.  

Criteriosamente é feita uma análise da cadeia de valor, das necessidades de capital de giro, do ponto de equilíbrio e da taxa de retorno de seu investimento. Em setores concentrados por grandes empresas, o poder da competição  é bem maior do que aquele encontrado em mercados de baixa concorrência.

Rosival Fagundes

Fonte: Administradores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!