No início, quando o empreendedor abre as portas do negócio, ele
geralmente se envolve com tudo, desde a compra, venda, controle de
contas, faz depósito e pagamento, controles financeiros, contrata e
demite funcionários, e até acredita ser capaz de criar uma campanha
promocional.
O empreendedor executa as operações da empresa, e dedica-se todo o
tempo às atividades operacionais, abandonando o planejamento, as
estratégias e metas exigidas para o crescimento do negócio. Se você
está sobrecarregado com as tarefas de rotinas, e preocupado com os
detalhes da contabilidade
e do escritório, sua atenção vai ficar longe da visão do futuro, da
imagem projetada da empresa no longo prazo. Contratar funcionários para
fazer a gestão do escritório deixa você com mais tempo para pensar de
maneira estratégica, nas vendas e no marketing, e nas oportunidades de
mercados em expansão.
O empreendedor exerce o papel de gestor, quando contrata pessoas
talentosas que vão contribuir para o crescimento da empresa. Sabe
delegar e define claramente as metas e responsabilidades para cada novo
funcionário, bem afinado com os objetivos da empresa, além de elaborar o
planejamento de longo prazo.
"Para onde você quer levar a empresa ao longo dos próximos 5 anos".
É preciso construir uma equipe de pessoas, para lidar com as
atividades operacionais, enquanto você encontra tempo para pensar grande
e desafiar a si mesmo.
Uma oportunidade necessita de uma boa análise, neste caso o
empreendedor tem ao seu alcance metodologias para responder bem as
questões de mercado. Ninguém arrisca no escuro, e sai atirando para
todos os lados. Empreendedor corre riscos moderados, ele aprende a
correr riscos através do planejamento.
Em primeiro lugar, eu quero conhecer muito bem o meu público-alvo, a
classe social, renda, hábitos e compra, qual é a faixa etária de meus
clientes. Depois sigo na identificação do ciclo de vida do produto ou
do negócio, se tem vida curta, média ou longa. O próximo passo é a
definição dos canais de distribuição, ou seja; como vender meu produto,
no comércio tradicional, loja física, varejo virtual, ainda no delivery, venda porta a porta, e cuidado, muito cuidado na escolha do ponto de venda.
É necessário criar serviços de relacionamento, agregar valor aos
produtos, criar um diferencial, e oferecer serviços fora do comum.
Verifique o potencial de crescimento do setor, da região, do mercado .
Quanto está crescendo: 10%, 20% ou 30%. Analise o tamanho e a
estrutura do mercado, existem fortes barreiras à entrada neste mercado?
Qual é o tamanho deste mercado? Tenho condições de conquistar uma fatia
de participação ou não? Em última análise defina a sua margem, se é de
20%, 30% ou 40%.
Criteriosamente é feita uma análise da cadeia de valor, das
necessidades de capital de giro, do ponto de equilíbrio e da taxa de
retorno de seu investimento. Em setores concentrados por grandes
empresas, o poder da competição é bem maior do que aquele encontrado em
mercados de baixa concorrência.
Rosival Fagundes
Fonte: Administradores.com
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