terça-feira, 10 de junho de 2014

Tornando-se líder

“Uma pessoa extraordinária atrai pessoas extraordinárias e sabe como mantê-las unidas.” (Johann Wolfgang Von Goethe)
Líder é uma palavra de origem inglesa (“leader”) que, conforme dicionário da Língua Portuguesa possui como significado:
  1. Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros.
  2. Pessoa ou entidade que lidera ou dirige.
  3. Chefe de um partido ou movimento político.
Quando falamos em líder ou liderança, é comum as pessoas obterem exemplos no mundo corporativo, pois grandes empresas buscam constante desenvolver seus profissionais para que se tornem líderes eficazes e conhecidos. Capazes de motivar equipes, elevar a performance e resultados da empresa, ter maior influência e impacto sobre os profissionais.
Mas o líder não é encontrado somente nas empresas. Identificamos um bom líder no momento em que ele se relaciona em sua comunidade, na maneira como toma suas decisões e por meio de suas atitudes e comportamentos. Um líder é capaz de:
Manter o foco no que realmente importa provendo clareza, contexto e direcionamento para si mesmo e para os outros.
Estar ciente do impacto que pode causar nos demais à sua volta e permanecer atento para que este impacto seja sempre positivo, motivando e trazendo à tona o que as pessoas possuem de melhor.
Prover desafios e oportunidades de aprendizado e crescimento a todos.
Construir relações baseadas na confiança e apoio mútuo, onde o “ganha-ganha” é a principal fonte para criação de uma base sólida de engajamento.
Buscar prontamente o desenvolvimento de si e dos demais.
Há quem diga que ser líder é algo nato, e que nem todos possuem este privilégio. Felizmente, esta não é uma verdade! O desenvolvimento da liderança é algo possível a todos que estejam dispostos a:

  • Desafiar seus pensamentos limitantes
  • Aceitar novos riscos e abraçar as novas oportunidades, saindo da Zona de Conforto
  • Assumir responsabilidades pelas ações em sua vida
  • Buscar constante aprendizado e ser receptivo a novas ideias e pontos de vistas das outras pessoas
Para se tornar um bom líder, primeiramente deve-se ser um modelo de atitudes e comportamentos que deseja ver em outras pessoas. Para ser um modelo, deve-se sempre dar o exemplo. Ao dar o exemplo o líder se torna referência e inspira as pessoas a buscarem a excelência e darem o melhor de si. Por isso, líderes são modelos positivos e obtêm com mais facilidade Comprometimento, Cooperação, Apoio e Resultado de seus seguidores.
Independente de seu cargo ou idade, você só terá a ganhar se começar a desenvolver as competências de um bom líder desde cedo. Além disso, com competências e habilidades desenvolvidas, você terá maior sucesso e produzirá resultados maravilhosos em diversas áreas:
  • No convívio familiar
  • Em seu meio social
  • E em sua vida pessoal
Identifique as ações que você pode começar a ter a partir de hoje para tornar-se referência como líder em sua casa, seu trabalho e em seu meio social. Reflita sobre cada uma. Avalie e explore as opções de modo a ter pequenas mudanças constantes e execute-as.
O que devemos ter sempre em mente é que somos observados o tempo todo pelas pessoas, e muitas vezes vistos como modelos. Portanto, ao darmos o melhor de nós mesmos e sempre de forma positiva, inspiramos as demais pessoas a fazerem o mesmo!
Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!