sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Inclua os seus sonhos no orçamento para que eles possam virar realidade


Chegamos novamente ao final do ano. Um período de festas, confraternizações, férias e presentes. Ou seja, um período de muitas alegrias, mas também de tentações. Em situações como essas, até achamos que faremos boas escolhas para nós e para nossa família, mas, na prática, frente a tantas opções, a maioria de nós faz mais escolhas por impulso do que escolhas planejadas. A primeira dica é: tenha calma nessa hora. Antes de sair gastando o dinheiro extra que receberá do 13º salário, pare e pense, pois planejar o uso desse dinheiro pode fazer uma grande diferença para você. 
O melhor é fazer o orçamento dos três próximos meses, já que os ganhos e gastos nesse período são normalmente diferentes dos outros meses do ano. Para quem tem dívidas um bom caminho é usar o 13º para quitá-las ou, pelo menos, pagar parte delas. E para aqueles que não têm dívidas, uma dica muito importante é: pague-se primeiro. "Compre dinheiro" de presente de Natal para você.
Comece uma reserva para realizar seus objetivos, pois o ano que vem começa agora.
Faça a seguinte reflexão: Estou satisfeito com a forma como usei o meu dinheiro em 2014? Quero fazer da mesma forma em 2015? Se você quer melhorar a maneira como você usa o seu dinheiro, aproveite a virada de ano para fazer essa mudança. Não deixe que esse desejo fique apenas no papel. Quanto por mês você vai precisar para colocar o plano em prática? Por exemplo, quanto custa a mensalidade da academia? Inclua os seus sonhos no orçamento, para que eles possam virar realidade. Cuidar bem do dinheiro faz a diferença entre somente sonhar e, de fato, colocar em prática os planos que você tem para sua vida. Só o fato de fazer o planejamento e incluir os objetivos no orçamento já ajuda as pessoas a fazerem melhores escolhas não só com o dinheiro. O esforço se espalha de forma positiva em diversos campos das nossas vidas: saúde, trabalho, estudo, família...
yuriantigo@textual.com.br
superintendente de Sustentabilidade do Itaú Unibanco

Por Denise Hills
Fonte: DCI-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!