quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Degrau por degrau, tijolo por tijolo

Assim como não chegamos ao topo da escada sem subir degrau a degrau, atingimos objetivos somente se nos dedicarmos.


Alguém já viu esta cena? Um terreno, um pedreiro, e um milheiro de tijolo. Será que este profissional consegue colocar o milheiro de tijolo de uma única vez? Sabemos que não. Então porque será que no dia a dia esquecemos de que existe uma ordem natural para a realização de tudo?

Como podemos concluir o ensino superior sem termos superado o desafio de fazer a matricula no curso e depois dedicar aos estudos?

Como podemos conquistar o título de especialista, mestre e doutor sem termos passado pelo curso?

Como podemos ser o número um em determinada área sem dedicação?

Como podemos ser um empresário de sucesso se cultivamos pensamentos e praticamos ações               que nos leva ao fracasso?

Como podemos querer melhor ensino, saúde, educação, segurança e conservação do ambiente em que frequentamos, sem contribuir com a nossa cota-parte?

Veja no dia a dia temos um péssimo hábito de reclamar de tudo de todos, mas falta capacidade de sugerir solução e contribuir para que esta de fato dê certo.


O que adianta viver numa sociedade em que todos reclamam de tudo de todos, mas que ninguém é capaz de falar: espera ai eu faço parte deste contexto, desta forma posso perfeitamente colaborar para o processo de melhoria!

Gente isto vai também de encontro: é interessante que haja adversidades nas ideias, para que não erremos pela unanimidade. Mas isto não significa dizer, por exemplo, que um político se dizendo fazer parte da oposição, emperra diversos projetos, apenas por interesse próprio. A minha função é de oposição, portanto “tenho de me opor a tudo” que o partido adversário propõe. Falta capacidade de entender que devemos sempre agir em nome da coletividade. O interesse particular não deve se prevalecer sobre o interesse público.

Isto também acontece nas empresas privadas.  Se a empresa é composta por diversos departamentos/setores, não adianta um setor falar mal do outro. Cada setor faz parte de um todo. Desta forma, cada setor deve entender que ele está inserido no contexto que chama empresa. Quando um setor vai bem a empresa também vai bem. O contrário também acontece, quando um departamento vai mal reflete na empresa como um todo.

Um cliente não contrata apenas uma pessoa, um departamento, o contrato é firmado com a empresa. Tudo isto é para dizer que enquanto você fizer parte de uma empresa, quando o cliente te pedir alguma coisa ele está pedindo para a empresa. Se o cliente estiver elogiando, criticando, reclamando de tudo, isto é da empresa e não você.  Neste sentido vale apenas lembrar que se você:

Tem uma boa apresentação, a empresa é que tem uma boa apresentação;

É uma pessoa que cumpre prazos, é a empresa que cumpre o prazo;

É atencioso, cuidadoso, comprometido, eficiente, tudo é atributo da empresa que resulta em reconhecimento do mercado onde a mesma está inserida.

Portanto, comece a colocar tijolo por tijolo, subir degrau por degrau, com a certeza de que você vai conseguir ao final atingir seu objetivo inicial, colocar os mil tijolos e chegar ao topo da escada.


Gente, quando chegamos ao topo da escada e também terminamos de colocar o último tijolo atingimos a nossa meta e isto tem um nome, colheita. Pois colhemos exatamente aquilo que plantamos.

Desta forma, para garantir uma ótima colheita, convido você a plantar coisas boas.

Texto escrito por Jô Nascimento, em 26 de outubro de 2011.
As cópias são permitidas, desde que informe a fonte de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!