sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Empresas param de crescer por falta de mão de obra

Muito se houve falar que a empresa antes de pensar em captar mais clientes, tem de manter os que já têm. Ou seja, é necessário atender bem os que já são clientes.
Para pensar em captar mais clientes, é necessário que a empresa tenha uma estrutura que garanta atender os que já são e os que serão.

Mas para tanto, é necessário que a empresa tenha matéria prima suficiente, caso contrário correrá o risco de ficar sem o novo e o antigo cliente.

Estamos falando aqui de algo que está em alta procura e por consequência está em falta, trata-se da mão de obra qualificada.

Para conquistar uma boa carteira de clientes precisamos de muita dedicação, da mesma forma acontece também para manter uma boa equipe.

O empresário para acompanhar o crescimento que há muito se fala, é necessário ter no seu quadro de colaboradores pessoas comprometidas e dispostas a enfrentar o constantemente desafio de manter-se atualizado. E esta questão é muito mais presente no setor de serviços, visto que a principal matéria prima é a mão de obra.

Desta forma quem possui metas para crescer, “precisa” investir efetivamente no órgão da empresa que o faz a manter viva, ou seja, os colaboradores efetivamente comprometidos.

Quando tomamos conhecimento que algo é bom, depois na ocasião em que precisamos já temos logo em mente o que queremos e, portanto estamos dispostos a pagar o preço pelo melhor produto.

Porque será que isto não acontece quando se fala de mão de obra qualificada.

Muitas empresas não investem e também não cuidam do “seu coração”, depois reclama que não está conseguindo acompanhar o mercado em razão da falta de mão de obra, qualificada.

É necessário verificar o que o mercado está oferecendo não somente para os clientes, mas também para a equipe de colaboradores.

Grandes empresas sabendo que está faltando mão de obra qualificada, implantaram um programa para investir nos colaboradores que vestem a camisa da empresa, que são comprometidos com as metas.

Além de investir na qualificação, estas empresas também deram condições financeiras, ou seja, estão pagando salários diferenciados e também implantaram programas diferenciados para os colaboradores. Isto aconteceu em caráter de urgência, porque estavam perdendo mercado e então resolveram se mexer.

Não adianta chorar o “leite derramado”, o que tiver de ser feito para crescer, dentro da legalidade faça, mas não demore, pois pode ser que o seu colega faça o que você pensou por muito tempo em fazer, e depois por falta de atitude imediata o seu projeto pode estar fadado ao fracasso.

Você já ouviu falar que Deus ajuda quem quer ser ajudado? Não demore, o tempo tem sido o grande vilão de decisões demoradas.

Tome atitude, o mercado está de “olho no seu ativo”, e como todos já sabem, no mundo dos negócios, quem oferece melhores condições fica sempre com o que há de melhor.

Pense em um leilão, quem é que arremata?

Pense no jogador de futebol, Neymar... Porque será que ele ainda faz parte da equipe do Santos? Com tantas propostas, o que o fez ainda estar defendendo a camisa deste clube?



Matéria escrita por Jô Nascimento, em sete de outubro de 2011.
A cópia deste artigo é permitida, desde que informe a fonte de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!