sexta-feira, 29 de julho de 2011

Trainee - Banco Itaú Unibanco

Estudantes fiquem atentos às vagas disponíveis no mercado para trabalho.

Existem vagas para trainee e também para estágio.

Estou compartilhando nesta matéria, dicas extraídas do seguinte endereço eletrônico: http://www.administradores.com.br/informe-se/oportunidades/

Vale à pena conferir.

Saia da comodidade e corra atrás dos seus sonhos. Aproveite, este é o momento de construir.

Sabe aquela viagem que tanto quer fazer, aquele carro que sonha em comprar, para atingir objetivos e para usufruir, é preciso primeiro construir.

Nesta vida temos algo que é implacável, a idade. Se de novo não formos, de velho não passamos.

Portanto, vamos viver intensamente aproveitando as oportunidades que aparece em nossas vidas.

Não deixe para fazer amanhã o que pode ser feito hoje.

Esteja sempre preparado para assumir novos desafios.

Aproveite este é momento!

Abaixo estou compartilhando apenas uma dica de oportunidade, mas fique atento, existem muitas outras...
__________________________________________________________________________
Abertas inscrições para programa de trainee do Itaú Unibanco com vaga para Administração

O processo seletivo inclui cinco fases que começam pela triagem de currículos, passando por testes online, dinâmica de grupo e entrevista individual, terminando na entrevista final com diretores e vice-presidentes do banco

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do programa de trainee do Itaú Unibanco. Entre os pré-requisitos estão formação em 20 áreas específicas como Administração de Empresas, Engenharia (todas as modalidades), Economia, Ciências Contábeis, Direito, Marketing, Ciências Atuariais, Sistema de Informação e Psicologia. Além disso, os participantes devem ter inglês avançado e disponibilidade para morar em São Paulo, já que as vagas são para trabalhar nos pólos administrativos do banco na capital.

O processo seletivo inclui cinco fases que começam pela triagem de currículos, passando por testes online, dinâmica de grupo e entrevista individual, terminando na entrevista final com diretores e vice-presidentes do Itaú.

Na edição de 2010, foram mais de 43 mil inscritos, que preencheram 104 vagas. O programa tem início em janeiro de 2012 e as inscrições podem ser realizadas até o dia 9 de setembro pelo www.itau.com.br/programas no link Programas e Programa de Trainee.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Escassez de mão obra - empresários apontam soluções

Esta matéria publicada pela FENACON é o retrato falado da dificuldade em se manter no mercado e crescer sem mão de obra.

Muitos jovens concluem o ensino médio e depois saem em busca do primeiro emprego e não conseguem. Por que esta disparidade? De um lado empresa procurando profissionais qualificados e de outro lado pessoas que não conseguem colocação. A resposta é simples, falta qualificação. O ensino médio não proporciona qualificação técnica exigida pelo mercado de trabalho.

Existem diversos cursos extracurriculares, e estes hoje não conseguem atender a demanda.

Estes empresários da região de Campinas mandaram muito bem. Alguém tem de fazer alguma coisa. Se todos continuarem na inércia estarão correndo o risco de pararem de produzir por falta de mão de obra.

Além de investir na qualificação profissional, os empresários também precisam estabelecer um plano de carreira, sob pena de preparar profissionais para o seu concorrente. Este evento tem ocorrido com freqüência no setor de serviços. Fiquem atentos!
________________________________________________________________________
Matéria extraída do endereço: http://www2.uol.com.br/canalexecutivo/notas111/2707201119.htm

Empresariado da região de Campinas reclama de escassez de mão de obra e aponta soluções
27-07-2011

As empresas da região de Campinas sentem que um problema central para a competitividade local está hoje na falta generalizada de mão de obra técnica. Pesquisa da Amcham revela que, para 55% do setor privado nessa importante área paulista, há escassez de profissionais com formação técnica de nível superior. Outros 49% apontam insuficiência de técnicos de nível médio.

Esse déficit de técnicos é muito mais proeminente do que o de outros segmentos profissionais. Com relação a mão de obra não especializada, a baixa disponibilidade é sentida por 32% dos consultados, e, quanto a profissionais em geral, 30% dos consultados percebem que não é possível preencher as vagas disponíveis.

O levantamento, em parceria com o Instituto Análise, foi realizado junto a 190 altos executivos de empresas de todos os portes no País, sendo 84 deles de Campinas, e apresentado nesta terça-feira (26/07) no seminário Competitividade Regional em Campinas. O evento integra o programa “Competitividade Brasil – Custos de Transação” da Amcham.

O setor de indústria responde por 39% da amostra regional, seguido por serviços (14%), automotivo (11%), recursos humanos (7%) e tecnologia (6%). Outras áreas com participação relevante são advocacia (5%), comunicação (4%) e bens de consumo (4%).

"A dificuldade na região de Campinas está principalmente na contratação de posições técnicas e cargos de nível superior. Para a qualificação dessa mão de obra especializada, levam-se anos de educação, um grande pipeline", afirmou Roberto Bucker, vice-presidente regional da Amcham-Campinas.

Soluções
As companhias que operam na região de Campinas priorizaram propostas para enfrentar a escassez e a baixa qualificação da mão de obra.
A mais votada, com 91%, foi a aprovação de uma lei que garanta incentivos fiscais às empresas que investem em capacitação de profissionais, uma espécie de Lei Rouanet. Para 61%, essa medida é muito importante, e outros 30% a consideram importante.

O direcionamento do ensino médio à profissionalização, com conteúdo focado em áreas de interesse profissional, foi a segunda alternativa mais votada. Uma fatia de 90% considera essa sugestão muito importante ou importante.
O desenvolvimento de programas intensivos de melhoria do ensino médio nas áreas de matemática, ciências, física e química é requisitado por 88% dos executivos.

Outra saída, indicada por 76%, é que a concessão de bolsas de estudos aos colaboradores sejam consideradas como rendimento isento de tributos.
Duas propostas tiveram praticamente o mesmo peso na opinião dos entrevistados.

A primeira é a implementação de campi universitários avançados em cidades de porte médio e a segunda, a inclusão de temas ligados a sustentabilidade, empreendedorismo e dinâmica de relacionamento com clientes e fornecedores nos currículos de cursos superiores.

Elas foram indicadas por, respectivamente 67% e 66% dos consultados.

Setores promissores
Questionados sobre os setores mais promissores na região para investimentos nos próximos anos, os pesquisados elencaram modais de transporte (36%), grandes obras de construção civil exceto habitação (35%), petróleo e gás (27%), indústria automobilística (24%) e habitação urbana (19%).
Outros segmentos votados foram turismo e entretenimento, material eletrônico de comunicação e comércio em geral (todos com 16% das respostas). Educação e energia elétrica foram apontados por 12% cada.
Instados a revelar que setores que deveriam contar com maior apoio governamental e das organizações da iniciativa privada, os respondentes da pesquisa da Amcham voltaram a dar grande relevância para vários desses segmentos.

Eles colocaram em primeiro lugar na lista de prioridades a educação em geral e formação profissional (32%), reflexo direto da falta de profissionais.

A seguir, listaram modais de transporte (27%), serviços de saúde (10%) e grandes obras da construção civil (6%). Turismo e entretenimento, energia elétrica e habitação urbana aparecem com 5% cada.
Para destravar os investimentos e impulsionar os negócios, as ações governamentais mais impactantes na visão do empresariado da região de Campinas seriam a redução da carga tributária (74%) e concretização das reformas tributária (44%) e trabalhista (39%).

Foram lembradas também simplificação do critério e da forma para pagamento de impostos (27%), diminuição do custeio da máquina pública (34%), redução da taxa básica de juros da economia (19%), desvalorização do real (11%), reforma previdenciária (10%) e combate à inflação (10%).

Legislação trabalhista
A maior parte do empresariado da região (82%) se mostra favorável a alterações no regime de trabalho baseado na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Somente 12% acham desnecessária a mudança, enquanto 6% não sabem ou não quiseram responder a pergunta.
Para os que consideram as mudanças na CLT fundamentais, os modelos alternativos adequados seriam a diminuição de alguns encargos sociais (94%), direito ao trabalhador de escolher entre os regimes de carteira assinada ou prestação de serviço através de nota fiscal (49%), e fim do imposto sindica (38%).

A conciliação prévia antes de recorrer à Justiça do Trabalho foi lembrada por 33% e a limitação do valor da contribuição sindical foi citada por 32%.
Entre outras saídas votadas, estão pluralidade sindical (25%), eliminação do poder normativo da Justiça do Trabalho (23%) e redução da jornada de trabalho (4%).

A sondagem apurou ainda se as empresas estão realizando algum tipo de provisão para eventuais indenizações relacionadas às ações trabalhistas. Na amostra, 48% das empresas informaram que sim, 33% disseram que não e 19% preferiram não responder.

Em meio às que fazem essas provisões, 48% explicam que a decisão dos valores é feita com base nos processos e ações trabalhistas em curso, e 30% destacaram que provisionam com base no valor médio das causas enfrentadas. Uma fatia de 22% não respondeu.

A pesquisa verificou se as companhias realizam algum tipo de gestão e prevenção de passivos trabalhistas. Uma fatia de 67% dos respondentes revelou que sim, 17% que não e 16% não comentaram.

Os que adotam ações preventivas compartilharam que se concentram em controle dos processos de contratação, promoção e demissão (89%), orientação jurídica para os procedimentos a serem adotados para atenderem à legislação (89%), controle dos registros de ponto, horas extras e folha de pagamento (80%) e controle de saúde do trabalhador e de acidentes (79%).

Ações fiscais
De acordo com 77% dos respondentes, a desoneração da folha de pagamento poderá tornar as companhias mais competitivas. Para 21%, a diminuição dos encargos na folha aumentaria a geração de empregos formais, e apenas 1% acha que isso ajudaria a reduzir a burocracia.
Pensando em uma reforma fiscal profunda, os principais aspectos mencionados para incentivar o desenvolvimento das empresas foram a desoneração da folha de pagamento (89%) e política de desoneração efetiva de investimentos (82%). (AmCham)

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Saiba o que mais motiva os profissionais na carreira

Matéria publicada http://www2.uol.com.br/canalexecutivo/notas111/2607201113.htm

26-07-2011

A Catho Online, empresa de currículos e empregos na internet, acaba de lançar divulgar a Pesquisa dos Executivos 2011, realizada no mês de abril, com participação de 46.067 respondentes. De acordo com os dados obtidos, os profissionais disseram que o fator que mais o motiva na carreira é o bom relacionamento com as pessoas do trabalho, seguido por reconhecimento como bom profissional e fazer o que gosta. Acúmulo de dinheiro e bens surpreende como o fator menos importante.

Conforme aponta a pesquisa, homens e mulheres se sentem motivados pelos mesmos aspectos profissionais. Entretanto, em geral, os homens são mais motivados do que as mulheres, sobretudo quando se trata de enfrentar desafios constantes e, principalmente, na possibilidade de coordenar e gerenciar pessoas.

Quando se trata dos níveis hierárquicos, os profissionais mais motivados com a carreira e satisfeitos com o trabalho são diretores e gerentes, mesmo alegando sofrerem estresse. É interessante notar que estresse parece ter um impacto negativo maior no grau de satisfação de níveis mais baixos, como analistas, assistentes e auxiliares, uma vez que estes aparecem como estressados e menos satisfeitos ao mesmo tempo.

Os estagiários, por sua vez, aparecem como os menos estressados entre todos os níveis, e são os que estão mais satisfeitos, junto aos gerentes, ficando abaixo apenas dos diretores.

“Em níveis hierárquicos maiores os profissionais costumam atingir com mais facilidade os fatores que julgam positivos para sua carreira, como reconhecimento e fazer o que gosta, por isso acabam sendo mais satisfeitos", diz Adriano Meirinho, diretor de Marketing da Catho Online.

"No entanto, a tendência é que essa nova geração de jovens que o mercado apresenta hoje busque cada vez mais esses aspectos motivacionais, e assim se torne mais satisfeita no trabalho nos próximos anos”.

A análise contou com a opinião de 46.067 participantes, que responderam a um formulário online com 249 perguntas, questionando sobre três dimensões da vida do profissional. Foram levadas em consideração apenas as respostas de profissionais que possuem mais de 16 anos, que trabalham para empresas privadas ou mistas e residentes no Brasil. Esta pesquisa é desde 1988.

O desafio de reter os talentos da empresa

Esta matéria foi publicada no Diário do Comércio em 26 de julho de 2011.

É uma matéria recorrente. Desde 2009 estou chamando a atenção para este tema, com publicação de várias matérias.

Considero a retenção de talentos um dos principais requisitos para crescimento das empresas, principalmente as prestadoras de serviços.

No momento em que se pensa em crescer, as empresas que passam por alta rotatividade de colaboradores estão correndo o risco de ficar fora do mercado. A situação se agrava quando se tem atividade de prestação de serviços. Neste ponto, no processo a mão de obra é a matéria prima principal, sem ela, a empresa deixa de existir.


Detalhes Publicado em Terça, 26 Julho 2011 21:36 Escrito por Neide Martingo . .
A alta rotatividade dos funcionários é uma grande preocupação trazida pelo crescimento da economia brasileira e pela alta dos empregos com carteira assinada. A disputa pelos trabalhadores cresceu muito entre os empregadores. "O movimento econômico traz consequências na gestão. A retenção e fidelização dos talentos tornaram-se desafios para empresas de todos os tamanhos", afirmou o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), Eduardo Terra, durante palestra feita ontem em São Paulo para membros da Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop).

Para ele, o salário não é o principal fatos de frustração para as equipes. O maior motivo de insatisfação apontado por elas é a falta de perspectiva. "A renda é uma das grandes ferramentas de gestão. Mas os trabalhadores querem se sentir estimulados a continuar. A falta de perspectiva é apontada como a primeira razão de abandono de trabalho no varejo", disse Terra. Um exemplo positivo lembrado pelo especialista é o Magazine Luiza. "Os funcionários se sentem parte do grupo e têm orgulho de trabalhar na empresa. A cultura e a identidade da rede foram criadas para valorizar o colaborador", afirmou.

A rotatividade no varejo pode chegar a até 70% do quadro, dependendo da empresa. Terra dá outro exemplo para demonstrar a tendência. A rede Pão de Açúcar possui aproximadamente 100 mil funcionários. A reposição anualmente é de 50%. Ou seja, 50 mil pessoas mudam de empresa todo ano – são cerca de 200 por dia. "Não estamos falando de expansão, e sim de reposição."

Impasse – A rotatividade chegou a um ponto em que os empresários se perguntam: “"E se eu treinar os funcionários e eles forem embora?" exemplifica Terra. Ele responde com outro questionamento: "E se você não treiná-los e eles ficarem?" O mais importante, destaca, "é distinguir o treinamento operacional do comportamental. Alguns talentos, na verdade, precisam apenas ser desenvolvidos."

sábado, 23 de julho de 2011

Dicas de férias - Natal RN


Neste ano resolvemos sair de São Paulo, capital, e fomos passar as férias de Julho de 2011 em Natal - RN.

Foi uma experiência maravilhosa.

Uma cidade que tem como principal fonte de renda o turismo.

Tudo em Natal é objeto de exploração pelo setor de turismo.

Fomos ao passeio mais tradicional da cidade, dunas de Genipapu, de buggy. Este com certeza foi eleito o melhor, embora Pipa seja muito bela.

Para quem gosta de praia e cultura, não deixe de conhecer esta cidade.

O tempo estava muito agradável e ficamos hospedados no Esmeralda Praia Hotel. Este hotel fica à beira da praia de Ponta Negra.

Fizemos vários amigos, e muitos são de São Paulo, inclusive vizinhos, Penha, Tatuapé e Guarulhos.

Ficamos felizes em conhecer a família do Sr. Guilherme, esposa Sra. Neide, filha Fernanda e neto Rafael. Estes com certeza levaremos na mala para contatos em São Paulo.

Conhecemos também o quinteto, composto por cinco amigos da cidade de Marília - SP. Este grupo estava muito animado. Os dois rapazes estão voltando para São Paulo bronzeados. Um deles deve ter sido abraçado pelo Sol, pois o seu bronzeado se destacou no grupo!!! Será que a família vai reconhecê-lo?

Estamos voltando com muitas lembranças, umas ficarão gravadas em nossas memórias e outras são físicas e estamos levando para nossos familiares e amigos. Uma destas lembranças é tradicional da região de Natal - RN, a castanha de caju. Estou levando três quilos, mas sei que pelo tamanho da família, vai parecer uma gota em um oceano. Pois o povo que gosta de castanha!!!

As mulheres foram seduzidas pelas compras. Estão voltando para casa com mais bagagem. A maioria está saindo de Natal com um vestidinho de algodão (saída de praia), que apelidamos de uniforme. Encontramos mulheres com este modelito em vários lugares da cidade, hotel, praia e passeios... Será que o avião vai comportar todas estas bagagens? Acho tem gente que vai pagar pelo excesso de bagagem...

O Gustavo, nosso lindo filho, gostou e curtiu muito este passeio. Espero que para o próximo ano com muito trabalho e dedicação da família Deus possa estar nos abençoando com mais bela viagem e quem sabe faremos uma visita a outro país.

Nesta viagem, no passeio de buggy, fomos presenteados com três grupos de diferentes países, Holanda, Estados Unidos e Canadá.

A nossa colega de passeio de Holanda, Lindsey, está em uma viagem ao Brasil de cinco semanas. Vai passar por vários Estados, RN, RJ, MG, BA e SC. Ela está no grupo dos americanos e canadenses.

Este passeio é muito bom, aqui encontramos muitos turistas de São Paulo. São pessoas de vários Estados do Brasil e também muitos estrangeiros.

Este passeio indicamos! Se quiser fugir do frio, venha para Natal-RN.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dicas Palestras gratuitas

Atenção ainda dá tempo de se atualizar.
Aproveite o momento, pois uma instituição de ensino, reconhecida em todo país, disponibilizou em seu endereço eletrônico o calendário com a programação de palestras gratuitas. Este calendário vai até 25 de novembro deste ano.

O círculo de palestras gratuitas é ministrado por profissionais de renome. Na área tributária, por exemplo, temos o privilégio de contar com o brilhante professor José Roberto Rosa, que além de ser Fiscal de Rendas do Estado é também Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo e Palestrante.

Eu recomendo, já assisti a diversas Palestras dele.

O José Roberto Rosa é um multiplicador contumaz de conhecimento. Explica com facilidade assuntos como o regime de Substituição Tributária do ICMS.

Além da área tributária, a programação contempla temas como educação, saúde, acupuntura, e gestão de pessoas , etc.

Para participar, basta entrar no endereço eletrônico abaixo:
http://www.posugf.com.br/palestrasgratuitas/cursos.php

Para isto, basta fazer a inscrição e no dia e hora marcada, assistir.

Para assistir basta informar o e-mail que foi informado na inscrição. Ah! a senha de acesso é o seu CPF.

Espero que aproveitem!!!

sábado, 9 de julho de 2011

Setor de serviços passa por dificuldades para crescer

O principal motivo é a falta de mão de obra qualificada.

Muitas vezes ouvimos depoimentos de pessoas que dizem não achar trabalho, e não entendemos. Enquanto um divulga falta mão de obra, outros informam que não conseguem trabalho. Não parece que estamos em países diferentes?

Mas isto tem uma explicação, há alguns anos o setor de serviços vem sentindo dificuldade em contratar pessoas qualificadas, porém neste momento o que vemos é a falta mesmo. Não tem profissional suficiente para atender a demanda.

O profissional qualificado que está em busca de trabalho e não “emprego” está sendo disputado pelas empresas, numa espécie de leilão de quem oferece melhores salários e benefícios.

Neste momento se falta qualificação, prepare-se, participe de palestras (existem diversas gratuitas), cursos rápidos de três dias, uma semana e às vezes até de um dia.

Procure fazer um curso rápido para iniciar uma atividade e depois se matricule em um curso superior. Existem alguns que são técnicos com duração de um ano a dois anos.

Neste sentido, se você tem problema para se deslocar, existem diversos cursos online (antes verifique a idoneidade), ou seja, à distância. É necessário possuir computador com internet banda larga e muita disciplina. Pois saiba que você é o interessado em aprender e o mercado vai cobrar o que consta no seu currículo.

Se tiver interesse em algumas dicas, principalmente no setor contábil, é só entrar em contato, terei o prazer de orientá-lo em aproveitar as ofertas do mercado.

Algumas dicas de cursos:
Quem quer trabalhar no setor fiscal, existe curso de escrita fiscal básico com duração de 24 horas, ou seja, três dias em período integral. Inclusive para atender os estudantes, alguns cursos estão sendo oferecidos aos sábados no período de férias. Aproveite para se atualizar. Quem não está preparado, ainda dá tempo de se preparar para o mercado de trabalho.

Autora: Josefina do Nascimento Pinto

quinta-feira, 7 de julho de 2011

DIVULGANDO EXPERIÊNCIAS

Este blog é um canal para divulgação de experiências de superação e localizar aqueles que temos pouco contato.

Servirá para fornecer dicas de saúde, trabalho, cursos, passeios, educação das crianças e adolescentes.


Esperamos interação total, com sugestões, convites e depoimentos.

Convido a todos a participarem deste ponto de encontro e debates. Para isso fico aguardando comentários.

Sejam bem vindos ao canal de comunicação da família nascimento.

Abraços!