sábado, 19 de novembro de 2011

Ambiente de trabalho x gostar ou não do colega de trabalho

Em um ambiente de trabalho o que deve ser levado em conta o profissional ou o gostar ou não gostar do colega de trabalho...

Muitos colaboradores mais antigos deixam de lado o “profissional” e concentram a atenção no gostar e no não gostar de determinado colega trabalho, desta forma o tempo passa e ele vive apenas para falar “mal” do colega e se esquecem de que precisam se atualizar para acompanhar as exigências e a evolução do mercado.

É de fato uma pena, porque no mundo onde a informação é muito importante, a atualização é simplesmente condição para manter-se empregável.

Não basta bater no peito e dizer “eu visto a camisa da empresa”, é necessário acompanhar o mercado para se atualizar naquilo que é esperado de você profissional.

Consequentemente não é visto com bons olhos colaboradores antigos que passam a maior parte do tempo falando mal do colega de trabalho ou até mesmo reclamando do trabalho para os seus subordinados.

Numa empresa, o colaborador que exerce cargo de confiança, deve além de tudo ser muito honesto, de fato ser de confiança, comprometido e responsável pelas funções que lhe são investidas através do seu cargo.

Alguns colaboradores que exercem cargo de chefia perdem o respeito de colaboração dos seus subordinados, pelo simples fato ou erro de reclamar da empresa, do salário e de outros colegas que também exercem cargo de chefia. Alias este profissional é um mal na organização, pois prejudica toda a empresa porque ele é um formador de opinião, porém, neste caso o seu comportamento é um mal ao bom andamento das rotinas da empresa.

A situação é mais gritante quando se trata de empresa com atividade de prestação de serviço, em que a matéria prima é a mão de obra.

De forma inconsciente ou com aquela velha mania de perseguição, este colaborador prejudica toda a equipe, mas infelizmente somente os diretores e sócios é que podem por um fim, ou um basta neste tipo de profissional despreparado, principalmente do ponto de vista ético.

Com certeza estamos diante de uma pessoa sem noção.

Esta pessoa não tem a mínima noção de que seu comportamento é de entrave profissional, e o problema não está nesta ou naquela empresa e sim na própria pessoa.

Quando vemos uma pessoa em um ambiente e no horário de trabalho falando negativamente de outro colaborador de forma rotineira é de se preocupar, e principalmente se afastar, porque este “profissional” com este comportamento não evolui e além de tudo não vê com bons olhos a evolução dos seus colegas de trabalho. Consequentemente prejudica de forma considerável a empresa onde faz parte do quadro de colaboradores. O que realmente é uma pena, pois o tempo perdido com balelas não volta.

Portanto você que é empresário ou pretende fazer parte deste grupo, redobre a atenção para o quadro de colaboradores, e fique atento a aqueles que passam horas e horas falando mal da vida alheia. Estas pessoas confundem o que lhe foi incumbido e falam alto e em bom tom SÓ FAÇO O QUE A DIRETORIA MANDA!, se eles estão endossando o meu comportamento pouco me interessa o que os demais pensam, vou continuar fazendo o que venho fazendo.

um nítido equívoco. Nenhum empresário em boa consciência vai tomar uma atitude para prejudicar a sua própria empresa. O que existe em muitos casos é o profissional que abusa da confiança que lhe foi depositada.

Portanto você que trabalha com este “profissional” que fala mal da vida alheia de diversas pessoas, afaste-se dela, pois fatalmente quando você não está presente ela fala mal também de você.

Você empresário, observe o comportamento dos seus colaboradores e se identificar alguém assim, para evitar que isto contamine de forma negativa a equipe, tenha postura e tome atitudes, dê um basta a este colaborador que está prejudicando o bom andamento da sua empresa. Aperte o botão de não permissão a estes colaboradores sem noção do que a função está investida, o cargo de confiança, que ocupa em uma organização empresarial.

Empresários e colegas de trabalho deste “tipo de pessoa sem noção”, diga NÃO a esta MÁ companhia. AFASTE-SE dela enquanto você não está CONTAMINADO por este MÁ comportamento que é um mal que assola muitas empresas.

Texto escrito por Jô Nascimento, em 19 de novembro de 2011.
As cópias são permitidas desde que informe a fonte de pesquisa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!