domingo, 20 de novembro de 2011

Fim de Carreira x Faxina no Baú

Muitas pessoas estão trabalhando, ou melhor, continuam, mas não se deram conta de que já há muito tempo “encerraram” vossas carreiras.

Quando falamos que já foi encerrada a carreira, é porque estas pessoas deixaram de evoluir.

Mas além de deixar de evoluir, o “profissional em fim de carreira” pratica sem qualquer noção atos que fazem mal a si próprio. Trata-se de ficar em uma empresa falando mal ou torcendo contra a evolução do seu colega de trabalho. Esta pessoa reclama de tudo e de todos, porém se esquece de que a grande causadora destas "mazelas" é ela mesma.

Esta pessoa não precisa que ninguém a subestime, pois ela é a primeira a fazer isto, quando dispende seu “precioso” tempo para denegrir a imagem dos seus colegas de trabalho.

Este comportamento venoso é um mal que reflete de forma negativa em todos os setores da empresa. Com este tipo de comportamento torce contra a evolução dos seus colegas e conseqüentemente de forma inconsciente contra a empresa.

De forma indiscreta comenta o que pensa com todas as pessoas que tem contato, isto sem qualquer autorização. Mas uma coisa é certa, este comportamento não é visto com bons olhos e muitas pessoas que usam do bom senso, se afasta desta pessoa que reclama de tudo e todos, mas esquece-se que ela é  própria é a causadora deste tipo egoísta de sentimento.

Infelizmente, com este comportamento a pessoa perde uma grande oportunidade de mostra o seu potencial como profissional.

Dedico este texto às pessoas que exercem cargo de chefia, mas que diariamente chegam ao trabalho e também saem deste ambiente reclamando de tudo e de todos.

Ainda está em tempo de mostrar às suas qualidades como profissional.

O ato de reclamar diariamente resulta em afastamento das pessoas, além disso, não é nada ético, e a situação se agrava quando este “profissional” exerce cargo de confiança, porque ela é uma formadora de opinião e também exemplo para os seus subordinados. Este comportamento está longe de ser admitido pelos empresários.

Portanto, aproveite o seu tempo para investir em você e pare de potencializar o seus pontos fracos.


Ainda dá tempo de reverter tudo isto, e a boa notícia é que isto depende exclusivamente de VOCÊ.

Não adianta querer mudar as outras pessoas, é necessário que controle os seus impulsos.

Aproveite que você tem domínio dos seus próprios atos e mostre seu potencial como profissional.

É hora de fazer uma faxina no seu baú para eliminar o ressentimento, a baixa autoestima e a velha mania de perseguição. Com isto, passe a demonstrar o quanto é ético, competente e profissional.
Texto escrito por Jô Nascimento, em 20 de novembro de 2011.
As cópias são permitidas, desde que informe a fonte de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!