- Detalhes
- Publicado em Terça, 15 Maio 2012 21:29
- Escrito por Eliana Harbeli

Gilberto Amaral, coordenador do IBPT: Empresômetro será lançado na primeira quinzena de junho. - Luiz Prado/ LUZ - 13.09.11
O levantamento vai incluir todas as novas empresas divididas por região, tipo de atividade, tipo de sociedade e valor do capital. "Não temos hoje um mapa geral desse tipo", diz o coordenador do IBPT, Gilberto Amaral. "Os estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) e outros institutos são esparsos. O Empresômetro vai permitir o acompanhamento da criação de empresas no País por atividade, região, município e até bairros."

Novatas – A abertura de novas empresas no País cresceu 26,68% neste ano, comparando-se os primeiros quatro meses de 2012 com igual período do ano passado. "É um número muito influenciado pela criação dos Micro Empreendedores Individuais (MEIs), que já atingem 2 milhões em todo o País", diz o coordenador. O MEI, que começou em São Paulo, dentro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), foi se espalhando pelas demais regiões e hoje alcançou com força o Nordeste e o Norte. No período analisado, se estabeleceram 381.799 novos Micro Empreendedores Individuais, 66,47% do total da criação de empresas.

A região Sudeste concentrou 50% das novas empresas e entidades, seguida pela região Nordeste, com 18% e Sul, com 16%, Centro-Oeste ficou com 10% e Norte, com 6%. Quanto à atividade do negócio, o estudo mostra que 7,12% são unidades de comércio varejista de vestuário e acessórios, além de 2,91% no segmento de cabeleireiros e 2,89% no ramo de comércio de alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para participar cadastre-se!