Por Brasil
Econômico
Psicóloga aponta algumas características típicas dos “fofoqueiros
de plantão” para você saber mantê-los bem longe! Veja
Fofocas são tóxicas em
qualquer tipo de ambiente. Contudo, no trabalho, elas podem ser ainda piores.
Têm potencial para acabar com a reputação de quem é a vítima e, muito
mais que isso, podem revelar defeitos pessoais e
características profissionais muito negativas de quem está agindo
desse modo. Pense bem: o ato de falar sobre a vida alheia pode não só
ridicularizar, humilhar e excluir seu alvo em relação ao grupo do qual faz
parte, mas também – e mais fortemente –, apresenta sinais de que o fofoqueiro
possui problemas relacionados ao seu próprio ego.
Entre as características ligadas às fofocas estão, certamente,
a fragilidade e a insegurança. Quem está envolvido em uma conversa sobre a
vida alheia revela carregar mesquinhez sem tamanho: é medo diante da
popularidade ou do melhor status de outro profissional! Por isso, na verdade,
falar mal de algum colega (ou chefe, ou empregado) é se voltar contra você
mesmo, dando um alerta de que existe insegurança em relação ao sucesso de
uma terceira pessoa.
Segundo a psicóloga e
escritora Sherrie Campbell afirmou ao site Entrepreneur, as fofocas são muito significativas, uma vez que
buscam manchar a reputação de um profissional – e, quando funciona, pode ser
muito difícil recuperá-la.
“Fofoqueiros são pessoas
incomodadas com a superioridade alheia. Armam estratégias para arruinar a
pessoa que acham mais bem preparada, e tentam retirar esse ‘obstáculo’ do
seu caminho”, afirma.
Portanto,
para a especialista, é preciso conter a vontade de sair falando sobre outra
pessoa – além de ser mais profissional da sua parte se conseguir fugir daquelas
rodinhas tóxicas. Somente o fato de permitir ou perpetuar o hábito da fofoca já
pode dizer algo (muito ruim) sobre seu posicionamento profissional. Pode ser
difícil, mas poderá livrar sua carreira de maus bocados.
A
psicóloga aponta 6 características que estão relacionados às pessoas que adotam
essa “estratégia de diminuir um colega de trabalho”. Confira.
1. Imaturidade
Pessoas
fofoqueiras são desesperadas e imaturas. Precisam ver um drama, amam conflitos
e são extremamente inseguros, sentindo a necessidade de falar e espalhar falsas
acusações e histórias sobre os outros, a fim de se sentir superiores. Essas
pessoas também possuem a capacidade de se sentirem “vítimas” no fim das contas.
Afinal, pessoas imaturas não conseguem reagir de maneira diferente quando
se sentem minimamente ameaçadas. Agem como uma criança de 2 anos.
Profissionais
imaturos possuem uma saúde mental muito pobre. Isso é quase óbvio: você nunca
encontrará uma pessoa imatura que seja mentalmente saudável – certo? Esta é a
primeira coisa que deve se lembrar quando encontrar um fofoqueiro: você
não está lidando com uma pessoa mental e emocionalmente sã. Nunca. Por esta
razão, é melhor que você fale muito pouco sobre si ou sobre seus afazeres no
trabalho – pelo menos, nada além do que é realmente necessário compartilhar que
essa pessoa.
2. Carência
Se
existe uma coisa que está estritamente ligada à fofoca, essa coisa é a
carência. O fofoqueiro precisa fabricar informações que possam atrair a atenção
dos outros para ele; e a insegurança é tão forte que é causa (junto da inveja)
de quase tudo relacionado à degradação alheia.
Aliás,
quanto mais bem sucedido você for, mais atraente, mais amável, mais
autoconfiante, mais as pessoas vão querer falar (mau) sobre você. Eles
fazem isso para tentar te derrubar – e, dessa maneira, tentar se elevar.
Se
você tem sido alvo de fofocas na empresa, não pense nisso! Faça seu melhor e
não deixe que isso te afete. Esse “papinho paralelo” nunca vai revelar o que
alguém tem feito de errado, muito pelo contrário. Se você tem sido apontado nas
rodinhas tóxicas do café, pode ser um bom sinal de que tem feito a coisa certa.
Inveja, vinda de qualquer pessoa, é uma demonstração clara de que você está
criando seu espaço e alcançando seu “lugar ao Sol” (e que, pelo visto, tem
gente querendo destruir isso).
Nunca
se encolha, não se deixe diminuir por conversas degradantes. Nem pense que
deva sair correndo a fim de estancar esse tipo de sangria. Fique calmo, ignore
os rumores, feche sua boca e deixe que o sucesso fale por você.
3. Violência emocional
Inveja
é o mais violento de todos os sentimentos. Por quê? As pessoas buscam destruir
aquilo que invejam. Assim como o ciúme, que é bastante semelhante, a inveja tem
grande potencial para destruir relacionamentos. Então, se você está cercado por
um ambiente intoxicado com tais sentimentos, lembre-se, primeiramente, de que
essas pessoas são prejudiciais – e que, provavelmente, vão te machucar. Uma vez
ou outra.
Uma
dica? Nunca acredite em uma pessoa que está falando mal de outra no ambiente de
trabalho, afinal, o próximo alvo será você. E será, com certeza, já que
fofoqueiros não são leais a ninguém além de si mesmos. Eles vão fazer tudo o
que puderem para te envolver em uma situação, assim, em algum momento,
poderão soltar “um veneno”, usando palavras suas. Esse tipo de artimanha é
a maneira que usam para tentar alcançar o sucesso.
Infelizmente,
muitos até conseguem atingir seus objetivos profissionais seguindo este
caminho. Mas, se você puder, mantenha distância e não se envolva (e verá que,
realmente, a mentira não dura muito tempo).
4. Sedução
É
da natureza humana falar sobre outras pessoas. Analisar e ser curioso. Por
isso, começar ou entrar em uma conversa destrutiva pode ser quase inevitável,
se você não consegue discernir entre uma coisa e outra. No ambiente de
trabalho, isso não é diferente. Por essa razão, uma pessoa que é uma
“fofoqueira patológica” conseguirá olhar na sua cara e sorrir enquanto queima
seu filme nas suas costas.
Mantenha
distância de qualquer indivíduo que pareça compartilhar muita coisa em muito
pouco tempo sobre si mesmos (e os outros ao redor), se mostrando muito
rígido com outras pessoas. Fofocas só serão “divertidas” enquanto você não dá
alguma razão para que esse tipo de pessoa se vire contra você. Pimenta nos
olhos dos outros é refresco, né?
Como
todos sabemos, os fofoqueiros não conseguem guardar informações confidenciais.
Por isso, aprenda a gerenciar seus relacionamentos no trabalho e mantenha uma
postura profissional.
5. Insegurança
Na
maioria das vezes, fofoqueiros são típicos inseguros. Eles têm um ego pouco
desenvolvido e tendem a ser emocionalmente instáveis. Isso já foi dito. Assim,
é fácil reconhecer potenciais colegas com esse mau hábito.
Se
ainda tem dúvidas, comece a reparar: eles são rápidos para escapulir de
responsabilidades, preferindo fazer menos trabalho – já que acreditam que
qualquer tarefa extra ou responsabilidade requerida é uma injustiça. Essas
pessoas enxergam outras como obstáculos, coisas feitas somente para atrapalhar
seu caminho; o que, por conseguinte, os faz reagir de maneira “defensiva”,
sempre.
Se
você lida com alguém assim no ambiente de trabalho, nem tente convencê-lo de
que precisa melhorar sua autoestima, de que precisa acreditar nele mesmo –
acredite, isso é algo que somente pode ser feito de maneira individual, é uma
mudança interior. Faça seu trabalho e somente seu trabalho.
6. Parasitas
Um
fofoqueiro pode até dar a entender que se preocupa com você, que está
interessado em saber o que está fazendo. Sim, ela pode parecer uma pessoa
confiável. Mas, podem ganhar sua confiança e, quando você perceber, estará
misturando seus problemas pessoais e as questões do trabalho – e ouvindo seus
segredos por aí.
Essencialmente,
tais pessoas possuem formas de manipular outras, sabem até mesmo converter
alguns pensamentos em suas rodinhas e sugam como ninguém a energia alheia,
tiram todo seu sentimento de bem-estar no trabalho.
Profissionais
que vivem de emoções e medos alheios são como parasitas: vivem sugando o sangue
da sua fonte para sobreviver. A melhor coisa que você tem a fazer é
afastar-se logo que ficar ciente de que alguém assim está atrás de sua atenção.
Afinal, no fim do dia, é você quem vai ser seu bode expiatório das fofocas.
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