Por Cristine Pires
Fonte: Jornal do Comércio – RS
O slogan "Você tem seu estilo, a
Renner tem todos", adotado pela maior rede varejista de moda do País em
faturamento, é bem mais amplo do que se pode imaginar. O princípio também se
aplica à gestão de pessoas, e não pode ser mais apropriado: o time de
colaboradores da empresa é formado por 17 mil pessoas em mais de 350 operações
em cinco regiões do País. "Precisamos observar a diversidade de ser e de
viver de cada um, por isso é necessário perceber as peculiaridades de cada
local onde atuamos", destaca a diretora de Recursos Humanos da Lojas
Renner, Clarice Martins Costa. Para colocar em prática a cultura corporativa da
companhia, voltada ao encantamento para superar as expectativas dos clientes, é
preciso manter a equipe sempre motivada.
Clarice, que é formada em Psicologia e
pós-graduada em Gestão de Pessoas, considera estratégica a aproximação da área
de recursos humanos com os colaboradores, e afirma que o comprometimento e a
atuação integrada do time têm contribuído de forma decisiva para a obtenção de
resultados consistentes.
JC Empresas & Negócios - O ano de
2015 foi de resultados ruins para o varejo em geral, mas a Lojas Renner obteve
crescimento de 17,4% na receita líquida de vendas de mercadorias em relação a
2014. Ao que se deve esse resultado?
Clarice Martins Costa - Em 2015, a receita líquida das vendas de mercadorias da Lojas
Renner apresentou crescimento de 17,4%, totalizando R$ 5,451 bilhões e vendas
em mesmas lojas de 10,8% em relação ao período anterior, o que reflete os
efeitos de ganhos constantes de participação de mercado ao longo do ano. As
melhorias implementadas em produto, em termos de qualidade e componente de
moda, e a nova exposição dos itens em lojas combinada com as iniciativas
implementadas para uma melhor experiência de compras permitiram à companhia,
mesmo diante do cenário econômico atual, apresentar crescimento superior ao do
mercado. Sabemos que 2016 será desafiador e, para isso, vamos continuar
buscando oportunidades de aumentar nossa participação em um mercado em processo
de consolidação e com níveis ainda altos de informalidade. Em 2016, a previsão
de investimento é de R$ 550 milhões, com a inauguração de 25 lojas no Brasil,
além da remodelação de algumas unidades e de investimentos em TI e sistemas,
além de logística.
Empresas & Negócios - De que forma
a Diretoria de Recursos Humanos da Renner atua para a obtenção desses
resultados?
Clarice - O setor de recursos humanos tem que conhecer profundamente o
time de colaboradores. Por isso, apostamos em muita proximidade e muita
conversa com foco na reciprocidade: ouvimos e conversamos sobre o que pode ser
feito e de que forma podemos ajudar a empresa a crescer. É preciso entender que
pessoas motivadas trazem resultados excepcionais para as empresas.
Empresas & Negócios - Como gerir
uma equipe de 17 mil colaboradores com características específicas de cada
localidade?
Clarice - Apostamos na política de diversidade, pois ela é muito
importante. Para se ter uma ideia, 56% dos cargos executivos da companhia são
ocupados por mulheres. Para a Lojas Renner, o valor está nas pessoas. Por isso,
trabalhamos de forma a mostrar que elas têm espaço na companhia, desde
sugestões que otimizem o trabalho até a possibilidade de promoções via plano de
carreira. É como diz o nosso slogan: Cada um tem seu estilo, a Renner tem
todos. O efeito positivo dessas ações tem sido confirmado pelas pesquisas
anuais de clima. O Índice de Engajamento Renner chegou a 87%, superior ao
índice de engajamento médio do varejo mundial de 62% e ao índice de engajamento
médio do varejo de moda mundial, que é de 71%.
Empresas & Negócios - Para manter
um atendimento de qualidade, o que é necessário para que a equipe se mantenha
motivada, em especial em períodos de vendas baixas?
Clarice - No ano passado, quando percebemos os primeiros reflexos da
crise, aprofundamos a relação de transparência com os colaboradores para que,
juntos, pudéssemos traçar estratégias para enfrentar a turbulência. Falamos que
era um momento difícil, que seria preciso encantar ainda mais os clientes e
continuar trabalhando com alto astral e um clima positivo para vendas. A
comunicação transparente e o envolvimento da equipe para trazer sugestões e
trocar ideias é uma forma de atravessar os desafios e identificar as
oportunidades de simplificação de processos e de desenvolvimento
organizacional.
Empresas & Negócios - O varejo é um
dos setores que mais sofre com o turnover. Como está este indicador na Renner?
Clarice - O varejo, em geral, trabalha com alta rotatividade, e nossa meta
é atuar para sempre reduzir esses índices. É um movimento que existe e faz
parte da realidade das empresas. No entanto, investimos para que as pessoas
fiquem na empresa. Os talentos trazem retorno, vale a pena o esforço para
mantê-los no quadro.
Empresas & Negócios - De que forma
os colaboradores participam dos processos de decisão?
Clarice - Temos campanhas internas constantes para colher sugestões do que
agregar valor dentro da companhia. Isso vai desde a economia de copos
plásticos, passando por sugestões para o portfólio de produtos até a questão da
sustentabilidade. Ou seja, engloba todas as esferas da gestão.
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