terça-feira, 27 de março de 2012

Empresômetro vai indicar surgimento de empresas



'Será possível entender como o comércio e a indústria estão se espalhando pelo Brasil', disse Gilberto Luiz do Amaral, coordenador do IBPT. - Mario Miranda/LUZ
O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) pretende lançar no próximo mês o Empresômetro, uma ferramenta que vai monitorar a velocidade com que novas empresas são criadas no País e o perfil de negócio em que elas estão se inserindo.
 
As informações estarão disponíveis na internet, em um portal que ainda será divulgado pelo instituto. "Será possível entender como o comércio e a indústria estão se espalhando pelo Brasil. Será uma espécie de Censo", disse Gilberto Luiz do Amaral, coordenador de estudos do IBPT.
 
O levantamento começa pelas empresas do Estado de São Paulo. Um estudo prévio feito por Amaral aponta que no estado existem aproximadamente 2 milhões de empresas ativas, considerando os setores do comércio e indústria – serviços não foi incluído nesse primeiro momento da pesquisa.
 
Simples Nacional – Desse total, 50% das empresas estão no regime do Simples Nacional, 25% são classificadas no Microempreendedor Individual (MEI) e os 25% restantes estão enquadradas no regime regular do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). 
 
O levantamento prévio feito para o Estado de São Paulo encontrou empresas ativas desde 1901. 
 
Além disso, os negócios ativos representam 45% das empresas cadastradas no estado. As 55% restantes já foram baixadas dos cadastros. Essa discrepância, segundo Amaral, é natural devido ao longo espaço de tempo abrangido pelo levantamento.
 
Junta – Os dados utilizados para fazer o levantamento do Empresômetro, no caso das empresas paulistas, são da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e do Cadastro de Contribuintes do ICMS (Cadesp).
 
Ao longo dos anos, o IBPT vem lançando uma série de ferramentas para ajudar o contribuinte a monitorar o desempenho da economia brasileira, em especial a arrecadação tributária.
 
A primeira dessas ferramentas foi lançada em conjunto com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP): trata-se do Impostômetro, o painel eletrônico instalado desde 2005 na fachada do prédio da ACSP, localizado no Centro da Capital. O Impostômetro estima em tempo real a arrecadação da União, estados e municípios.
 
Gastômetro – Ainda em parceria com a ACSP, o instituto pretende lançar neste ano o Gastômetro, ferramenta que mostrará ao contribuinte qual a destinação dada aos recursos que entram nos caixas dos entes públicos. Como o nome diz, indicará diariamente os gastos dos governos.
 
O painel Impostômetro também inspirou outras entidades do País a lançarem instrumentos parecidos. 
 
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) inaugurou recentemente o Desempregômetro, painel que mede o número de empregos que deixam de ser gerados no País por causa das importações crescentes.

Fonte: Diário do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!