quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Carreira – Utilizando a comunicação para reduzir conflitos

Teríamos um mundo muito melhor se as pessoas conseguissem se comunicar melhor. Muitas perdas de negociações, treinamentos mal sucedidos, discussões, desentendimentos entre outras coisas podem acontecer quando temos ruídos na comunicação, o artigo tratará de algumas dicas para reduzir esses problemas.



Estou ficando cada dia mais adepto da premissa “a comunicação não é o que eu falo, mas aquilo que chega ao receptor”, portanto uma má interpretação em uma conversa pode gerar um resultado desagradável. Pensando nisso, nesse artigo estarei mencionando algumas dicas para reduzir, ou quem sabe, até eliminar alguns conflitos indesejáveis em nossos dias.
Cuidar com a Linguagem – uma das grandes dificuldades de comunicação é a escrita, muitas vezes não damos muita atenção quando escrevemos um e-mail, documento ou até mensagem sms, se não tiver uma linguagem clara e prestar muita atenção pode passar uma mensagem com interpretação errada ao receptor, que pode não entender o que realmente deveria ser, causando uma confusão geral.
Comunicação Assertiva – Usar a assertividade é nos comunicar abertamente e honestamente, sem negarmos os direitos dos outros. Devemos treinar a assertividade, para fortalecer nosso crescimento pessoal e profissional, abrindo espaço para o conhecimento.
Competição – Procure evitar na equipe, pois quando houver competição as pessoas estarão focadas em seus próprios interesses e não no coletivo. Dissemine e estimule a cooperação de todos, pois o trabalho em equipe e os resultados serão melhores.
Afastamento – Muita atenção em sua equipe quando alguém se afastar, alguma coisa aconteceu e não foi resolvida. Uma pessoa que se afasta não estará trabalhando com cooperação, está se colocando a margem do conflito e se sentirá ameaçado. É importante o líder ter atenção e usar corretamente a comunicação para resgatar a pessoa para harmonia da equipe.
Linguagem Corporal – Nosso corpo está constantemente se comunicando, às vezes sem abrir a boca estamos nos comunicando, por gestos e expressões. Somos capazes de transmitir esses sinais durante as conversas, muito cuidado com isso.
Para finalizar uma frase de uma amiga e grande especialista em comunicação, “Comunicar-se de forma clara e eficaz é conseguir que a mensagem represente para o receptor um significado tão próximo quanto possível daquele que foi a intenção do emissor”.

Mirieli Colombo

Por Leonardo Siqueira
Fonte: Administradores

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