sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Como o trabalhador brasileiro pode aproveitar a recessão para crescer profissionalmente

Reinvente-se,  bom profissional é aquele que está em mudança constante e evolutiva. O mundo está em permanente mutação e as empresas estão se transformando, sendo assim, você também deve mudar periodicamente.

O governo não consegue mais esconder e os índices comprovam que a recessão ataca o País. Em períodos como o que o Brasil atravessa no momento, é de praxe as empresas segurarem seus investimentos e aguardarem a reaceleração da economia para retomada do crescimento. Embora muitas corporações busquem a redução dos custos, nenhuma delas pretende perder participação de mercado.

As empresas costumam trabalhar sempre com certa “gordura” em seu quadro de funcionários, prevendo a possibilidade de crescimento em curto prazo. Essa “gordura” é a primeira coisa a ser cortada, representando uma ameaça aos funcionários que não estão rendendo, não demonstram comprometimento e, portanto, não farão grande falta. Por outro lado, é uma oportunidade para os bons funcionários se tornarem essenciais dentro da corporação. Acredite, é mais fácil se destacar em momentos difíceis do que em momentos mais tranquilos.

Dessa forma, pode-se afirmar que estamos num excelente momento para os bons funcionários refletirem sobre suas carreiras. Você esta plantando um ótimo futuro ou simplesmente empurrando com a barriga? É importante entender, definitivamente, que as empresas jamais mandarão embora funcionários que são essenciais, que fazem a diferença e que realmente agregam para a corporação. Os momentos de crise econômica passam, um novo ciclo de aquecimento surge e, tenha certeza, os bons funcionários que seguraram a empresa nos momentos difíceis serão recompensados!

A recompensa imediata vem através de promoções e aumentos salariais, mas embora esta seja a mais evidente a acontecer, não é possível garanti-la. Porém, mesmo que não ocorra, a experiência que você terá obtido, ajudando a empresa a superar esse momento turbulento, será muito valorizada pelos concorrentes em uma possível recolocação.

Como, em curto prazo, as empresas não deverão expandir suas atividades, aproveite também para se aperfeiçoar. Esse pode ser um excelente momento para se inscrever em um MBA, por exemplo. Muitas vezes, por receio de que novos desafios profissionais possam atrapalhar, os profissionais não assumem compromissos educacionais. Mais uma vez, lembre-se: o momento difícil passará, esteja preparado para o próximo ciclo de aquecimento, prepare-se para o sucesso!

Reinvente-se, pois o bom profissional é aquele que está em mudança constante e evolutiva. O mundo está em permanente mutação e as empresas estão se transformando, sendo assim, você também deve mudar periodicamente.

O medo de uma crise é um bom momento para você se reinventar e se tornar melhor profissionalmente. O profissional deve planejar sua carreira a médio e longo prazo e não pensar apenas no amanhã, além de sempre reavaliar o planejamento e ajustá-lo. Tudo na vida tem o lado positivo e o lado negativo, todos os problemas geram oportunidades, inclusive uma crise econômica.

Por Ricardo Karpat
Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!