sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Um profissional 360 graus faz carreira 360 graus: faça seu mapa de apenas 6 dimensões

Por que alguns profissionais fazem carreira e outros não?


Fazer carreira empresarial exige foco, estratégia, relacionamento, organização e, é claro, resultado.
Além disso, é preciso se comprometer sempre com energia, criatividade e inovação.
É um jogo duro e competitivo, mas que deve ser guiado por transparência, ética e integridade. Fazem parte sonhos e ilusões, realizações e decepções.
Dependendo da posição que ocupa ou pretende ocupar, você deve estar preparado para conquistar e reter(!) stakeholders, sejam eles colaboradores, clientes (internos e externos), fornecedores (internos e externos), comunidade e/ou investidores; toda esta cadeia está cada vez mais exigente, requerendo trabalho duro para atendê-los da maneira correta, completa e pontual, individualmente e em grupo.
Para se sair bem, siga os orientais, que muito nos ensinam sobre dedicação, diligência e disciplina.
Enfim, é entregar e trabalhar num radar de 360 o - uma jornada de aprendizado, o tempo todo.
Você quer alavancar a sua carreira? Torne-se Dono da sua Carreira - o Modelo de Gestão VOCÊ – Canvas facilita esta tarefa.
1 - Por que a importância de um Modelo de Gestão?
Um dos maiores problemas para os profissionais vem sendo a excessiva ocupação com as atividades do dia a dia, ou seja, menos orientada para a gestão da carreira; então, por que não facilitar sua carreira e dar um impulso à maximização do seu potencial produtivo?
2 - Por que a ferramenta Modelo de Gestão?
Enfocar o conhecimento não basta mais; se você olhar apenas o conhecimento, mais cedo ou mais tarde, você será apenas mais um no mercado; profissionais bem sucedidos costumam desafiar a sua competitividade (empregabilidade), fazendo-se perguntas como:
 Eu mostro profissionalismo nas relações no lugar de amizade, cordialidade e/ou paternalismo?
 Eu sou um Negociador que busca mais o ganha x ganha para relação duradoura ou o ganha x perde para vantagem imediata?
 Eu aplico mais habilidade analítica do que intuição na hora de decidir e/ou resolver problemas?
 Eu sou um Inovador efetivo, que transforma, de fato, iniciativa criativa em ação e resultado?
 Eu aplico disciplina na execução de cronogramas ou costumo deixar as coisas para última hora?
 Eu baseio avaliação de desempenho e resultado mais em métricas quantitativas e qualitativas do que em percepções e emoções, empatia, etc.?
3 - Quais são os diferenciais do Modelo?
(a) – O conteúdo foi desenvolvido a partir do Perfil do Intra-Empreendedor, aquele que partindo de uma ideia se dedica a transformá-la em sucesso.
(b) - Para otimizar soluções recomendo a abordagem do DESIGN THINKING (“pensar graficamente”). O objetivo é pensar, desenhar e atuar “fora da nossa caixa”, para gerar ideias (criatividade) e implantar ideias (inovação), de forma estruturada, instigante e colaborativa, a partir das suas necessidades.
(c) - Para visualizar as possíveis soluções recomendo a metodologia do CANVAS: uma ferramenta desenvolvida para organizar - numa linguagem comum, em uma única folha (!), ideias sobre como buscar resultados de impacto, através do preenchimento de um quadro com itens, utilizando post-its.
No final do exercício você terá um mapa visual 360o para construir, alterar ou avaliar sua carreira.
4 - Como mapear sua carreira – Management Model YOU – de apenas seis dimensões.
Sugiro um mapa de (apenas) 6 perspectivas para alinhar os elementos chave da Gestão VOCÊ, a saber: Objetivo – Estratégia – Prioridades – Pessoa – Organização – Monitoramento.
Para sua melhor orientação segue aqui uma ilustração com exemplos de como alimentar cada comando:
Dimensão 1 - Fixar o Objetivo
Aqui: Alavancar carreira
 O que quero ser?
o Exemplo - Ser Gestor

 Onde quero chegar?
o Exemplo – Ser Empreendedor

Dimensão 2 – Elaborar uma Estratégia
Aqui: Obter ou manter uma vantagem competitiva a partir da diferenciação.
 Ler o Cenário
o Qual é o perfil do profissional moderno?
 Exemplo: Profissional 360 graus, que gera resultado superior através de interação e inovação.

o O que a minha Organização espera de mim?
 Exemplo: Criatividade colaborativa

 Fazer uma Análise SWOT
1 - O que facilita?

 Oportunidades 
 O que facilita atingir os objetivos?
o Exemplo: Era Digital

 Pontos Fortes
 Por que posso ganhar o jogo? 
o Exemplo: Sou inovador

2 - O que restringe?
 Ameaças 
 O que dificulta atingir os objetivos?
o Exemplo: Rapidez na Evolução Digital

 Pontos Fracos 
 Por que posso perder o jogo?
o Exemplo: Falta de habilidade analítica - utilizo muita intuição, pouca metodologia

 Formular uma Proposta de Valor - em poucas palavras
 O que eu posso ofertar? 
 Exemplo: Experiência internacional

 Qual é o meu Perfil Comportamental?
 Exemplo: Sou orientado para Ação

Dimensão 3 - Estabelecer Prioridades de impacto sobre a carreira
 Exemplo: Desenvolver relações internacionais-interculturais.
 Exemplo: Desenvolver habilidade analítica para resolver problemas.
 Exemplo: Gerar ideias (iniciativa) e(!) implantar ideias (“acabativa”)
Dimensão 4 – Promover o Intra-Empreendedor VOCÊ como fonte de soluções
 Exemplo: Ser um Talento – ousando – oxigenando com hábitos internacionais.
 Exemplo: Ser um Líder – inspirando - obtendo resultado por equipes que resolvem.
 Exemplo: Ser um Inovador – movendo - desafiando o status quo.

Dimensão 5 - Desenhar a Carreira

1 - Saber – Exemplo: Ser Estrategista
2 - Saber fazer – Exemplo: Ser Solucionador
3 - Saber aprender - Exemplo: Ser Inovador
4 - Saber se fazer percebido – Exemplo: Superar-se
5 – Avançar - Exemplo: Ser Líder
Dimensão 6 - Monitorar Resultados com placares digitais tipo BSC
Traduzir objetivo e estratégia em ação e resultado através de placares digitais - mais indicado: Balanced ScoreCard, olhando as perspectivas:
 Capacitação – Exemplo: Domínio de Inglês
 Resultado - Exemplo: 10% acima da Meta
 Reconhecimento – Exemplo: Promoção
 Remuneração - Exemplo: Aumento de 20%
O que fazer então para mapear sua carreira 360 graus em 6 D
1 - Imprimir o quadro Canvas padrão, pré-formatado, contendo os seis comandos e seus itens.
2 - Arrumar bloquinhos de post-its e canetas.
3 – Convidar pessoas de confiança para o trabalho.
4 – Desenhar o seu Modelo de Gestão VOCÊ, preenchendo, dentro da sua realidade, as seis dimensões com seus respectivos itens no quadro CANVAS; para isso, você discute ideias e preenche os post-its com os respectivos consensos.
5 - Priorizar cada item conforme o peso que você atribui a cada um deles 
(duas bolinhas para grande importância, uma bolinha para menor importância) dentro de cada comando.

6 - Conectar os itens de maior peso para indicar o caminho crítico da sua carreira.
No final de um período, a ser definido por você, torna-se fácil realizar uma avaliação de desempenho, marcando os itens do caminho crítico conforme o resultado, com as cores de um “semáforo”: “alarmante” em vermelho, “crítico” em amarelo, “tudo bem” em verde.
Assim, você acaba de identificar os itens que requerem uma ou mais ações corretivas, a serem discutidas eventualmente com suas pessoas de confiança.
Como você percebeu, o Modelo de Gestão VOCÊ - Canvas é uma ferramenta, desenvolvida para facilitar o seu dia a dia como profissional, que quer provar, perante ele e os outros: “Eu sou Possível”.
Faça seu test drive e comece a colocar em prática esta nova ferramenta!
Por Werner K.P 
Fonte: Administradores

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