quarta-feira, 8 de outubro de 2014

5 dicas para saber o que priorizar no trabalho

O que é importante? O que precisa ser feito agora e o que pode esperar algumas horas? Saiba melhor




É uma dica padrão sobre produtividade: Realize suas tarefas mais importantes durante o período que você é mais produtivo. Porém, mesmo que você saiba o horário em que melhor trabalha, não é fácil descobrir o que merece a sua atenção durante esse momento.
Algumas são bem óbvios: aquela reunião com seu chefe é bem mais importante que editar um memorando sobre o uso da máquina de café. Porém, outras tarefas são bem ambíguas e duvidosas.
Laura Vanderkam, em um recente artigo para o Fast Company, ensinou sobre estabelecer suas prioridades. Veja 5 motivos que farão uma tarefa subir na escala de prioridades:

1 - É um passo em direção ao seu grande objetivo profissional

Na vida, é sempre fácil deixar para o lado as tarefas importantes que não sejam urgentes. Um colega quer um e-mail respondido, você faz. Você não precisa terminar um relatório nesse exato momento, você não faz.
Porém, tenha em mente: aqueles com grandes conquistas priorizaram coisas que o levariam ao seu objetivo junto de tarefas do dia a dia. "Você não precisa pensar como vai mudar o mundo dos negócios quando seu chefe precisa de um documento entregue em uma hora. Mas, se você trabalhar um pouco em casa, ou chegar mais cedo ao escritório, dá para colocar as prioridades pessoais na frente por um instante", escreve Laura.

2 - Seu chefe diz que é prioridade

Bons administradores se dedicam a criar um ambiente livre de riscos em caso de perguntas. Se você está em dúvida de por onde começar, converse com seu chefe e pergunte qual você deve priorizar. Você não estará incomodando-o.
"Essa é especialmente importante se seu chefe deu diversos projetos de importância nos últimos dias. Ele (ou ela) pode estar lidando com prazos ou prioridades que variam, e você quer ajudar", diz Vanderkam.

3 - Aumentará seu lucro

Nem todo mundo tem um chefe, mas muitos tem entre seus objetivos, o lucro. "Em uma época difícil economicamente, a habilidade de fazer ou salvar dinheiro para a sua companhia vale bastante", explica Laura. "Se o tempo está apertado, iniciar uma conversa ou se reunir com um novo cliente é bem mais importante que limpar sua caixa de e-mail", completa ela.

4 - Irá deixar sua consciência limpa

Às vezes tarefas difíceis irão fixar no seu cérebro e te assombrar por muito tempo, consumindo mais energia do que deveria ser encessário. Se você está preocupado com um telefonema importantíssimo, não evite-o toda a semana. Marque para amanhã! Logo que largar do telefone você terá realizado uma tarefa estressante, e assim, poderá dar sua atenção para as outras prioridades.

5 - Só pode ser feito hoje

Algumas tarefas são bem mais suscetíveis ao tempo que outras. Se o seu chefe estará viajando o dia todo amanhã e você quer o aval dele sobre algo que será entregue depois de amanhã, você precisa contactá-lo hoje, mesmo que não tenha sido inicialmente uma prioridade. Se não acontecer hoje, simplesmente não acontecerá.
Fonte: Administradores

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