terça-feira, 21 de outubro de 2014

Por que a análise SWOT é vital para sua empresa?

A análise SWOT é uma ferramenta extremamente útil no estudo do ambiente interno e externo da empresa, pois através dela é possível identificar os pontos fortes e fracos da organização, bem como as oportunidades e ameaças das quais está exposta. Desta forma, ela permite a criação de cenários futuros, fornecendo informações para o planejamento e suporte aos processos decisórios em relação ao negócio.
Apesar de ser uma ferramenta de fácil compreensão e usabilidade, é de extrema relevância para potencializar a assertividade do planejamento e operacionalização da empresa.
Em termos resumidos e práticos, a análise consiste em:
AMBIENTE INTERNO
Fatores internos da organização. São variáveis controláveis, ou seja, sobre os quais podem ser adotadas iniciativas para potencializar ou minimizar seus efeitos.
• Strengths (Forças)
São os pontos fortes da empresa, as vantagens operacionais:
-Maior qualidade dos produtos em relação aos concorrentes
-Localização privilegiada
-Política de pagamento diferenciada

• Weaknesses (Fraquezas)
São os pontos fracos da empresa, as desvantagens operacionais:
-Maquinário depreciado
-Equipe interna despreparada
-Processo de produção lento

AMBIENTE EXTERNO
Fatores externos da empresa. São variáveis incontroláveis, ou seja, são fatores que ultrapassam o âmbito da organização e não podem ser influenciados por ela.
• Oportunidades (Opportunities)
As oportunidades são as situações externas à empresa que podem acontecer e afetar positivamente no negócio. Estes fenômenos normalmente estão fora do controle da empresa:
-Mudanças de hábito do consumidor
-Aumento do poder aquisitivo do público alvo
-Falência/Fechamento de concorrentes

• Threats (Ameaças)
As ameaças são situações externas à empresa que podem atrapalhar o negócio. Assim como as oportunidades, estão fora do controle da empresa, mas sabe-se que existe uma chance de acontecerem:
-Mudança na legislação do seu setor
-Escassez de mão de obra
-Fenômenos naturais

Em suma, a utilização da análise SWOT, é etapa essencial para qualquer planejamento. É onde, de fato, ocorrem as análises cruciais que darão suporte às futuras ações, sejam elas para potencialização das forças e das possíveis oportunidades, ou para diminuir os impactos causados pelas fraquezas, e precaver possíveis ameaças.

Por Eduardo Pizzetti
Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!