quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Não compre produtos, compre experiências

O que te traz mais felicidade: a viagem dos seus sonhos ou ter o carro do momento?

No mundo dos negócios, duas coisas são vendidas para o consumidor: coisas (carros, roupas, móveis e eletrodomésticos) e experiências (refeições, viagens e filmes). E de acordo com uma pesquisa de Harvard, divulgada no Business Insider, se você quer maximizar sua felicidade, experiências valem bem mais a pena que coisas.
O estudo contou com mais de mil pessoas, que responderam perguntas sobre consumo e felicidade: qual das compras foram feitas com o intuito de fazê-los mais feliz e quais realmente funcionaram como tal.
57% dos entrevistados escolheram experiências e apenas 34% responderam bens materiais. De acordo com o psicólogo de Harvard, Daniel Gilbert, isso ocorre devido a relação que fazems entre objetos e eventos. Nós nos adaptamos a objetos mais facilmente, mas acontecimentos são planejados e lembrados.
"Depois de dias escolhendo o piso perfeito para colocar na sua casa, os dono logo descobriram que o amado piso de madeira importada se tornou nada mais que o chão que eles passam despercebido", exemplificou Daniel. "Porém, a memória de uma viagem que eles fizeram continua a trazer felicidade para eles", completou o psicólogo.
Quando se compra experiências, é possível perceber as mudanças que ocorrem na sua vida. Um objeto qualquer, como o piso do exemplo de Gilbert, é o mesmo e sempre será mesmo daqui a 10 anos. A mesma cor, o mesmo tamanho, o mesmo formato. "Uma aula de culinária é diferente. Cada aula é uma coisa diferente da aula anterior. Comprar experiências nos faz feliz por se tornar uma parte da nossa identidade", complementa ele.
Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!