quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Nova plataforma cria oportunidades

A PitchFights coloca em contato empresas e profissionais, fazendo com que mesmo os projetos eliminados consigam apoio econômico posteriormente

São Paulo - As empresas e as universidades ganharam um novo recurso que pode ser utilizado para incentivar o empreendedorismo: a plataforma Pitch Fights, um jogo onde o participante com o melhor projeto pode conseguir um financiamento ou até um emprego.
A ferramenta em formato de game pode ser contratada por empresas ou universidades que interessadas em oferecer aos alunos e funcionários o financiamento de uma ideia. O projeto inclui competições on-line - em um primeiro momento - e eventos presenciais - só participam as equipes finalistas.
Para conseguir a pontuação na primeira etapa on-line, as ideias devem ser votadas pelos alunos e funcionários da instituição. "Os profissionais não querem mais trabalhar para a empresa, e sim com a empresa", acredita o sócio-fundador da Pitch Fights Anderson Penha.
Para ele, o anseio de ter um negócio próprio é um dos fatores que dificulta a retenção de talentos nas companhias. Por isso, é necessário realizar atividades que possam manter a motivação do funcionário.
Parcerias
Entre os parceiros da Pitch Figths está a Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). A ferramenta foi incluída no currículo do curso de administração na aula de planos e negócios e já realizou três edições.
Outro exemplo é a Algar Telecom, que ofereceu aos seus funcionários a oportunidade de criar ideias que possam ser utilizadas pela empresa. "Com o programa, os profissionais conseguem entender que é possível ser intraempreendedor", diz Penha.
Segundo ele, a melhor estratégia para as empresas na hora de reter um talento é desenvolver a capacidade criativa de seus funcionários.
Próximos passos
Para aumentar o leque de soluções, a Pitch Figths já criou uma nova opção: transformar a plataforma em um elo de comunicação entre empresas e universidades. O projeto visa proporcionar às empresas uma plataforma de captação de ideias e novos talentos.
No projeto, os vencedores escolhidos poderão conseguir uma oportunidade de emprego na companhia parceira, ou o financiamento para desenvolver a ideia para a corporação. "A expectativa é oferecer esta ideia para os parceiros existentes e duplicar o número de empresas que utilizem o programa", ressalta.
O empresário afirmou que já está em contato com duas novas universidades: o Instituto Mauá de Tecnologia, localizado no estado de São Paulo e a Sustentare Escola de Negócios, em Santa Catarina.
Por Vivian Ito
Fonte: DCI - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!