quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Os cargos executivos que estão empregando mais em diferentes setores da economia

Capital e interior paulista representam mais da metade das contratações para média e alta gerência


RIO — Em ano marcado por realizações de grandes eventos como a Copa do Mundo e as eleições presidenciais, o mercado de trabalho, impactado pelo baixo crescimento econômico, apresenta fortes variações de demanda no território nacional. Pesquisa realizada pela consultoria Michel Page revela que a cidade de São Paulo e o interior do estado representaram mais da metade das contratações de executivos de média e alta gestão do Brasil entre janeiro e agosto deste ano. De acordo com os dados, São Paulo lista 56,8% das colocações feitas este ano, sendo 49,7% na capital e 7,1% no interior, ante 54% de 2013.

— São Paulo recebe forte impacto da indústria e do setor financeiro. Este último vem mantendo estável o volume de contratações, reforçando suas estruturas no varejo e também em segmentos mais específicos, como meios de pagamento que impulsionaram as contratações no setor — explica Leonardo de Souza, diretor da Michael Page.

Já a cidade e o Estado do Rio também apresentaram crescimento nos oito primeiros meses de 2014. A região representou 13% das contratações em 2014, contra 12% em 2013. No entanto, se compararmos a importância na região no volume de contratações da Michael Page em 2012, que era de 27%, notamos o encolhimento das contratações locais.

— O desaquecimento da indústria de petróleo e gás, telecomunicações e infraestrutura representaram impacto na não criação de novas posições de gestão nessas áreas. Parte importante das contratações que estão sendo feitas nesses setores são frutos de substituições, quando as empresas procuram profissionais sêniores em busca de eficiência na operação — explica o executivo.

A Região Nordeste, por sua vez, respondeu por 13,6% das contratações realizadas pela consultoria no período, contra 12% aferidos no mesmo período de 2013.

Na contramão das outras regiões, o Sul e Belo Horizonte tiveram queda na demanda por executivos, de acordo com os dados internos da consultoria: de 18% e 25%.

O levantamento feito pela consultoria indica, ainda, quais as áreas e os cargos mais requisitados este ano no país. Confira:

Recursos Humanos
Diretor de RH
VP de RH
Gerente generalista de RH

Banking
Compliance
Controller
Especialista em meios de pagamento

Vendas
Gerente nacional de vendas
Gerente de planejamento de vendas

Finanças
Diretor de tesouraria
Controller sênior
Gerente de planejamento financeiro

Tributos (TAX)
Gerente de projetos fiscais
Gerente fiscal para centro de serviços compartilhados (CSC)
Gerente sênior de planejamento tributário

Legal
Advogado tributarista sênior
Head de compliance
Gerente de regulação e infraestrutura

Supply-chain (foco em setores de serviços e varejo)
Gerente de compras indiretas
Gerente de planejamento de demanda
Gerente de logística

Engenharia (foco em setores de infraestrutura e indústria)
Gerente de serviços
Gerente de projetos
Gerente de processos

Fonte: O Globo - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!