segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Porque o inbound marketing é o novo marketing?

Muito tem se falado sobre o inbound marketing e seu potencial, devido os grandes resultados que essa estratégia conquistou ao redor do mundo. Por isso, não é à toa que, desde que o Inbound surgiu, ele tem sido chamado de o ‘novo marketing’.
É a promessa para o presente e para o futuro do mercado. Mas você entende porque o inbound marketing é o novo marketing?
É isso que vamos te ajudar a entender, o porquê do inbound ter recebido o título de novo marketing e porque todos indicam que ele é a grande revolução, a estratégias mais completa e eficiente de marketing para qualquer empresa ou indústria.
Entenda porque o inbound marketing é o novo marketing:
O marketing tradicional, que já conhecemos e que, até pouco tempo atrás, era o mais utilizado, é o chamado de outbound marketing. É aquele marketing voltado para ações na Tv, em outdoors, rádio, com e-mails de malas diretas, ligações de vendas (as cold calls), etc.
E que possuía como centro de toda estratégia o produto ou serviço, fazendo com que ele fosse vendido e empurrado para a maior quantidade de pessoas possíveis. Ou seja, a linguagem é vender.
Quando o inbound marketing surgiu, ele trouxe uma metodologia totalmente diferente do tradicional, focada em informar e atrair o cliente. Ele trabalha com ideias opostas do outbound e adaptadas aos meios digitais, colocando a pessoa no centro de tudo.
Sendo assim, isso fez com que o outbound, que já não conseguia trazer tantos resultados fosse considerado o velho e ultrapassado marketing, dando ao inbound marketing o título de novo marketing.
Já que ele leva em consideração a revolução tecnológica e a sociedade da informação em que vivemos, trazendo uma estratégia muito mais abrangente e eficaz para alcançar as pessoas certas e educá-las, a ponto de que estejam convencidas e prontas para tomar uma decisão de compra.
 Diferenças entre o novo marketing e o velho marketing
Agora que já citamos porque o inbound marketing é o novo marketing, vamos entender quais são as principais diferenças entre o inbound marketing e o outbound marketing. Assim, podemos compreender melhor em que pontos o novo marketing deixa o velho marketing para trás.
O crescimento e expansão dos equipamentos tecnológicos permitiram que as pessoas tivessem acesso a uma grande quantidade de opções. Por isso, elas passaram a escolher o que desejam, ou não ler, assistir e comprar. A tecnologia também permitiu ter ferramentas que bloqueiam propagandas, spam, malas diretas, etc. Sendo assim, os meios usados pelo velho marketing passaram a não atingir mais o público.
Até mesmo a audiência das propagandas televisivas caiu devido à internet e a possibilidade de assistir programas e filmes online. Sabendo disso, o inbound marketing utiliza vários meios digitais e investe em sites e blogs de qualidade, para atrair o público alvo.
A sociedade também mudou, agora as pessoas vivem conectadas na internet e estão sempre informadas sobre tudo. O que fez com que o hábito de compra dos consumidores mudasse, agora todos pesquisam sobre algo antes de tomar qualquer decisão. Por isso, o velho marketing que apenas empurra e oferece os serviços já não faz muito sucesso.
As pessoas querem é se informar, aprender mais, ler sobre o produto e escolher o que parece ser a melhor opção. O inbound marketing faz exatamente isso, trabalha com base na divulgação de conteúdo de qualidade, que informe e ajude o público alvo.
A correria do dia a dia faz com que as pessoas são queiram perder tempo, por isso as ligações de vendas e e-mails de propaganda usados pelo velho marketing também não tem mais espaço. As pessoas não querem ser incomodadas com marketing interruptivo. Mais uma vez, o inbound, o novo marketing, entende isso e faz o caminho inverso, ele não corre atrás dos clientes e sim realiza ações para que as pessoas encontrem a sua empresa quando estiverem pesquisando por algo que você pode oferecer. Para isso o inbound usa marketing de conteúdo, SEO, redes sociais, entre outros.

O velho marketing realiza ações voltados para todos, dispara e-mails em malas diretas, faz ligações para pessoas que nunca demonstraram interesse naqueles produtos, etc. Enquanto o novo marketing trabalha focado exatamente no cliente potencial da empresa, no público alvo (persona), usando conteúdo e ações personalizadas e segmentadas.

O que contribui para atrair leads mais qualificados para sua empresa, ou seja, atrai as pessoas que realmente possuem interesse em algo que você oferece. Além disso, faz com que a pessoa se identifique mais com a sua mensagem e crie maior confiança no seu negócio.
Essas são só algumas questões que fazem do inbound o novo marketing e mostram que o outbound é uma estratégia que já não traz tantos retornos. Mas há ainda diversas outras diferenças que podem ler levantadas e comprovar que o inbound é o novo marketing porque acompanha as mudanças e adaptado para o hoje e o amanhã da nossa sociedade.
Vale destacar, que a diferença básica entre inbound marketing e outbound marketing, é que enquanto o outbound tenta empurrar algo, o inbound busca ganhar o interesse da pessoa. O inbound trabalha primeiro a comunicação com o potencial cliente e busca ajudá-lo e informá-lo, para depois oferecer uma solução.
Portanto, não é meramente vendas, é uma estratégia que vai além e leva em consideração a pessoa em si e seu poder de decisão, buscando criar uma relação de confiança e encantá-la com o que a sua empresa oferece.
Por Janaína Nogueira
Fonte: Administradores

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