segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Sem redes de relacionamentos, mercado de trabalho fica escasso


Melhores oportunidades de emprego e promoção interna chegam primeiro por meio delas

Shutterstock
Redes sociais ampliam as possibilidades já que permitem contato com um número muito maior de pessoas
Em tempos de banda larga e interações constantes por meio das redes sociais a forma de conseguir uma boa oportunidade de emprego vai muito além dos tradicionais classificados ou cadernos de empregos. Hoje as opções são sites especializados e redes sociais profissionais. 

Mas, uma coisa não mudou. Manter uma boa rede de relacionamento, agora com a ajuda da tecnologia, é fundamental para alcançar mais cedo as boas vagas. As melhores indicações vão chegar por meio dela. 

A indicação continua sendo um dos melhores caminhos, não só para encontrar oportunidades de trabalho, mas também para gerar novas possibilidades de promoção e movimentação interna. "A indicação corta caminhos, reduz o tempo da contratação e garante um selo de qualidade por parte do contratante, uma vez que conta com o aval de quem indica. Vale salientar que ninguém em sã consciência colocaria em risco o próprio emprego, indicando alguém que não confia totalmente", relata Marcos Morita, mestre em Administração de Empresas e professor da Universidade de São Paulo (USP). 

As redes sociais dão uma mãozinha para que o contratante faça uma busca para pesquisar o perfil do indicado e comprovar ou não suas habilidades e referências. 

Uma indicação nem sempre é bem recebida dentro de uma corporação. Em muitas empresas ela ainda passa por cima da competência. Isso obriga o indicado a comprovar a sua capacidade em ocupar aquele cargo. "O ideal seria que o candidato indicado entrasse no processo normalmente, participando de todas as fases, aliando competência com a confiança pela indicação", frisa Morita. 

O especialista completa que o indicado deve seguir algumas práticas para não ficar marcado: evitar dizer a todos que foi indicado ou que conhece "fulano ou sicrano", evitar ficar muito próximo de quem indicou ou comentar assuntos particulares, além de trabalhar muito para que a competência sobressaia a preferência inicial. 


REFERÊNCIA DE VAGAS
O gestor governamental, Marcos Ricardo dos Santos, de 36 anos, já utilizou diversas vezes sua rede de relacionamento para mudar de emprego e encontrar novas oportunidades de trabalho. Hoje, ele usa mais o seu relacionamento para indicar vagas para seus contatos virtuais. "Mantenho uma lista com e-mails e contatos e quando recebo informações sobre vagas distribuo para todos. Eventualmente ela vai de encontro com a necessidade de algum deles", ressalta. 

Santos acabou virando referência para a sua rede e aponta que a divulgação se torna mais fácil em virtude das ferramentas que a internet proporciona. "O mercado de trabalho exige contato direto. As redes sociais ampliam as possibilidades já que permitem contato com um número muito maior de pessoas, diferente do seu grupo de amigos, que você encontra sempre, que é bem mais restrito".

Por Lucio Flávio Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!