Mostre que a sua empresa está operante, que você colocou a mão na massa e possui resultados concretos para mostrar de uma vez por todas que a ideia tem potencial
Construir
um plano de negócios leva tempo, consome muito esforço e deve demonstrar todo o
potencial de uma empresa para investidores. Falando em investidores, eles são
bombardeados com toneladas de Bussines plans todos os meses, e para você ter
uma chance de chamar sua atenção e conseguir uma reunião é preciso observar com
cuidado algumas regras durante a elaboração do documento.
Depois de
uma infinidade de reuniões com investidores anjo, aceleradoras e VC’s, pude
observar 6 características dos planos de negócio vencedores, que tem uma chance
real de transformar-se em financiamento para a empresa e compensar o tempo
gasto em sua confecção.
1) Seja sucinto
Não
importa quão revolucionária seja sua tecnologia, nenhum investidor irá ler 30
páginas para entender mais sobre sua empresa. O objetivo do Business Plan é dar
uma panorama geral do negócio a uma pessoa que não faz parte do dia a dia do
mesmo.
E quando
se trata de investidores, seu objetivo deve ser chamar sua atenção em um curto
espaço de tempo, fazer com que ele queira saber mais a respeito de você e
conseguir uma primeira ou segunda reunião.
Atenha-se
a 20 slides. Esse deve ser o tamanho do documento enviado a um investidor, e
ele deve abordar os seguintes tópicos:
- Capa
- Missão da Companhia
- Problema a ser resolvido
- Solução proposta
- Modelo de negócios
- Dados de mercado
- Concorrência e vantagem competitiva
- Time
- Resultados alcançados
- Proposta
- Contatos
- Missão da Companhia
- Problema a ser resolvido
- Solução proposta
- Modelo de negócios
- Dados de mercado
- Concorrência e vantagem competitiva
- Time
- Resultados alcançados
- Proposta
- Contatos
É possível
abordar todos esses tópicos em 20 slides? Com certeza! Saiba como lendo esse
post sobre como fazer um plano de negócios vencedor.
2) Problema a ser resolvido
É muito
provável que a primeira pergunta que você vai ouvir numa reunião, e que muitos
empreendedores não se preparam para responde-la bem, é a seguinte: “qual o
problema que você vai resolver?”. Antes mesmo do investidor querer saber quem
você julga que serão seus primeiros clientes ele quer ter a certeza de que
existe um problema que as pessoas estão querendo resolver, e dispostas a pagar
para ve-lo solucionado.
Existem algumas perguntas que podem ajudar:
- Quantas pessoas já relataram esse
tipo de problema?
- Qual é a saída que existe hoje no mercado?
- Quanto as pessoas estariam dispostas a pagar para resolve-lo?
- Qual é a saída que existe hoje no mercado?
- Quanto as pessoas estariam dispostas a pagar para resolve-lo?
Formule a frase que define seu problema com poucas palavras, de forma simples, e de preferência com dados que sustentem seus argumentos.
3) Solução proposta e diferencial competitivo
Agora que
o problema foi muito bem pensado e formulado, é hora de ter a certeza de que a
sua solução tem, pelo menos, as seguintes características:
- Resolve o problema (ou uma parte
muito bem definida dele);
- É factível;
- É dominada tecnologicamente;
- É factível;
- É dominada tecnologicamente;
Lembre-se
que para o problema “locomover-se mais rapidamente” o homem criou N soluções:
cavalo, bicicleta, carro, avião, etc. Todas elas resolvem o problema de uma
forma diferente e foram dominadas em momentos distintos.
E tão
importante quanto a solução é o diferencial competitivo. Se você tem uma
tecnologia que pode ser patenteada, uma rede de contatos grande, um contrato de
exclusividade ou qualquer outra barreira de entrada a concorrentes, você ganhou
a atenção. Mostre aos investidores seu “oceano azul”.
Ao final,
formule em poucas palavras, qual a solução encontrada para o problema que o
cliente tem e qual seu diferencial competitivo frente a concorrentes.
4) Mercado atraente + equipe competente (combinação perfeita)
Algo visto
com bons olhos por um investidor é uma empresa tentando alcançar um mercado
gigantesco, combinado com uma equipe que tenha capacidade de superar esse
desafio. Não basta apenas um desses ingredientes, os dois são fundamentais para
conquistar o tão desejado aporte.
Uma ótima
equipe em um mercado pequeno torna o investimento não atraente no longo prazo.
Um grande mercado sendo perseguido por uma equipe mediana aumenta os riscos
operacionais do empreendimento. Mostre no Business Plan que você possui a
combinação mercado atraente junto com uma equipe competente.
5) Ganhar escala e crescer rapidamente!
Utilizando
a definição de uma Startup de Paul Graham, fundador da aceleradora Y
Combinator:
“Uma
startup é uma companhia desenhada para crescer com rapidez. Ter sido
recentemente fundada não faz de uma empresa uma startup. Nem é necessário para
uma startup trabalhar com tecnologia, ou buscar investimento de risco, ou
vislumbrar alguma forma de “exit”. O único ingrediente essencial é crescimento
rápido. Todo o resto que associamos a startups resulta disso.”
Se você
deseja realmente chamar atenção de investidores, mostre que enxerga um caminho
para escalar o negócio e crescer na velocidade da luz.
6) Mostre resultados concretos
Seguindo
todas as recomendações acima, seu plano de negócios provavelmente já chamou a
atenção de quem o leu, e agora falta apenas colocar a cereja no bolo: mostrar
que a empresa está operante, que você colocou a mão da massa e possui
resultados concretos para mostrar de uma vez por todas que a ideia tem
potencial.
Uma
pergunta que ouço muito: posso conseguir investimento apenas com uma ideia no
papel? NÃO. A não ser que você já tenho tido um grande caso de sucesso com
outra empresa que realizou um “exit” e trouxe retorno a investidores, esqueça.
Antes de buscar investimento você deve mostrar que existem pessoas / empresas
dispostas a pagar pelo que você tem a oferecer.
Fonte: Administradores
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