segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A importância da motivação para o sucesso de uma pessoa

Um vencedor não é dotado de pensamentos óbvios e de atitudes fáceis de serem copiadas. Ele possui uma mente que o separa da maioria, tornando-se incomparavelmente competente e preparado para se destacar diante dos demais





Motivação é sentir todas as estrelas do céu penetrarem a sua alma, é ser tomado por um espírito fauno que fará com que seus adversários temam e tremam ao contemplarem a imponência e intrepidez vinda de seus olhos. Não foi por acaso que Cyntia Kersey formidavelmente disse: “Acredite em si próprio e chegará o dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você.”
Por inúmeras vezes em minha caminhada profissional, pude notar a existência melancólica de tigres adormecidos, que mais pareciam lebres assustadas, tamanha a timidez e total covardia em acreditar nas próprias potencialidades. E é exatamente por esse motivo que o nosso mundo vem sendo degradado ao longo dos séculos, pois somos os únicos escultores dessa esfera, de sorte que se negligenciarmos nossas responsabilidades, as forças superiores se encarregarão de punir e de destronar tais imprudências. Em outras palavras, cada ser humano é responsável por seu próprio crescimento, de modo que seu futuro será um fruto fiel daquilo que ele escolheu plantar no presente.
Pense comigo: porque algumas pessoas vencem na vida e outras não? A resposta é ridiculamente óbvia: ora, porque as primeiras acreditam que nasceram única e exclusivamente para o sucesso, já as segundas foram completamente influenciadas pelo anjo da derrota, que as convenceu de que elas vieram para essa terra somente para serem pisoteadas, maltratadas e desvalorizadas. Logo, existem os fracos (sem confiança alguma) e os fortes (com toda a confiança existente), fazendo com que o mercado tenha pouquíssimos líderes pelo fato da maioria das pessoas fazer a escolha (errada) de viver sem esperança em seus corações.
Portanto, que possamos mudar tal atmosfera, gerando um efeito energizante que fará com que os nossos semelhantes se valorizem mais e consequentemente possam mudar as próprias vidas e também as daqueles que existem a sua volta.
Como ter uma vida saudável?
Michael Levine disse: O pessimista é aquele que reclama de barulho, quando a oportunidade bate à sua porta.
Quem vive desalmado não consegue prestar atenção nas coisas boas, pois vive cercado de armadilhas criadas por ele mesmo (autossabotagem). Assim, ele faz dos pensamentos negativos a sua âncora e transforma a sua vida em uma caixinha onde a alienação e o pânico são os dois principais pilares vigentes.
Conheço pessoas a minha volta que possuem inúmeros privilégios, mas que não agradecem por tê-los e tampouco demonstram em atitudes que estão satisfeitas com aquilo que herdaram. Vivem depressivas, entristecidas e rancorosas, são semelhantes a uma flor linda e perfeita, mas que não exala perfume algum.
O que falta para essas criaturas não é dinheiro, status e tampouco “um grande amor”, mas sim uma palavrinha de 10 letras, a saber: ENTUSIASMO. Essa magnífica palavra é originária do grego e significa que um ser tem a capacidade ínfima de “ter um deus dentro de si”, ou seja, é uma explosão de energia que culmina na maximização do êxtase humano, em todas as suas instâncias. Logo, é algo que representa muito mais do que uma simples atitude rotineira, pois é uma arma poderosa se usada de maneira estratégica, porquanto transformará grandiosamente a existência de quem aprendeu como aproveitá-la.
Somente para exemplificarmos o que foi exposto acima, farei uma comparação entre as ideias expostas nos parágrafos e o cerne da mecânica quântica: no mundo quântico, vemos que todas as nossas ações são repelidas e que voltam para a sua origem (como um boomerang), além disso, nossas atitudes boas ou ruins tem o poder de interferir no presente e futuro da humanidade, influenciando a história de forma positiva e/ou negativa. Desta forma, além do compromisso que possuímos com nós mesmos, temos total responsabilidade também para com o nosso planeta, controlando nossos pensamentos e evitando que nossos sentimentos sejam recheados de negatividades e malignidades, o que contribuirá para a harmonia do universo e consequentemente, para a paz do nosso mundo. Foi exatamente pensando nisto que o sábio pensador Deepak Chopra disse: "O que for teu desejo, assim será tua vontade. O que for tua vontade, assim serão teus atos. O que forem teus atos, assim será teu destino.


Como não deixar que o ego ofusque nossos talentos

O ser humano é naturalmente egoísta, soberbo e arrogante, ou seja, é da personalidade do homem pensar apenas em si mesmo. Assim, ele perde inúmeras oportunidades em sua vida por ostentar um comportamento rígido e centralizador. Quer exemplos práticos?
É pela falta de humildade que você deixa de fazer uma pergunta para alguém e volta para a sua casa sem a resposta. É pela falta de irreverência que você não admite sequer pensar em seus defeitos, para que sua mente se abra e você possa corrigi-los. É pelo fato de você ser muito preocupado com os julgamentos das pessoas que nem ao menos canta mais, pois tem medo de alguém criticar e ridicularizar a sua afinação. É também por medo de perder um amigo que você prefere dizer uma mentira e ser hipócrita do que proferir uma verdade e ser honrado. Portanto, o nosso orgulho estagna implacavelmente nosso crescimento, criando uma espécie de barreira que faz com que sejamos afetados por nossas próprias escolhas e decisões.
Destarte, o ego é um dos grandes espelhos que temos para quebrar, fazendo com que esse limitador de competências seja tirado completamente de nossa existência para que possamos caminhar com asas nos calcanhares e não com bigornas nas costas.
O que quero defender com os exemplos acima é que você somente será um grande artesão se não tiver receio de pôr a mão na massa, literalmente. Vale lembrar que é apenas através dessa questão que conseguimos separar os fortes dos fracos, pois os primeiros possuem recorrente submissão e buscam aprender sempre, mesmo que isso lhes custe á própria dignidade. Diferente dos segundos, que preferem viver sem evolução alguma para preservarem a sua estimada e incomprável “reputação”.
Tenho muita pena desses últimos, que no fim de suas vidas olharão para trás e notarão as coisas que edificaram, contemplando uma surpresa desagradável e assustadora ao notar que poderiam ter sido criaturas sublimes, excepcionais e perfeitas, mas que não passaram de seres medíocres, superficiais e frágeis, que trocaram a felicidade e o amor verdadeiro por meros diamantes falsificados, envergonhando a si mesmos e causando grandes ruínas. Em contrapartida, tenho muita alegria daqueles que decidirem fazer diferente, acreditando que o talento e o dom são atributos que precisam ser gerados e nunca herdados. E que também só podem ser conquistados através da persistência, da determinação e do foco.
Como usar o terreno estrategicamente


O ambiente em que transitamos influencia grandiosamente nosso estado de espírito, de sorte que se vivemos em uma galáxia desgastante e alienante seremos totalmente engolidos pelo espírito maligno da infelicidade. Em outros termos, o que quero externar é que quando interagimos com pessoas mentalmente fortes nós ascendemos e nos tornamos criaturas virtuosas, mas quando interagimos com seres de pensamentos vãos e atitudes apequenadas, nos transformamos em pessoas subdesenvolvidas.



Sendo assim, você precisa se conectar com pessoas que valem realmente á pena e não com “qualquer um”. Infelizmente, muitos de nossos semelhantes cometem o equívoco colossal de querer “abraçar o mundo todo”, criando inúmeros laços com os outros sem estabelecer nenhum tipo de critério. Isso demonstra a carência dessas pessoas e a insegurança que elas possuem, que faz com que elas sejam as principais responsáveis pela própria infortunidade.



Além disso, é preciso adaptar o local onde você vive a sua personalidade, ou seja, é preciso torná-lo propício ao seu conforto. Por exemplo: se você gosta do silêncio e da passividade, sua vida será um inferno constante se você residir próximo a uma estrada movimentada, ou se morar perto de vizinhos agitados. Desta forma é fundamental que haja uma adequação entre aquilo que se deseja e entre e aquilo que está ao seu redor, procurando harmonizar essas duas variáveis para que tudo ocorra de forma equacionada.



Existe ainda o alimento que sua alma absorve cotidianamente, que nada mais é do que os programas que você assiste na TV, ou os sites que você escolhe para navegar, ou os livros e revistas que adquire, ou os locais que opta para transitar, ou as atividades ligadas ao seu trabalho, enfim, essas e outras são todas formas variadas que seu cérebro possui para aspirar energias. Deste modo, é necessário que você faça uma análise minuciosa do quanto essas coisas o motivam ou não, criando ações para corrigir/eliminar os pontos desmotivadores e para otimizar os motivadores, objetivando alcançar um estado de equilíbrio entre as responsabilidades e seu nível de contentamento ao executá-las.



Concluindo, a sua missão é extremamente simples: faça com que seu mapa seja confortável e regozijante, gerando uma atmosfera de paz e tranquilidade que fará com que sua rotina seja completamente satisfatória e digna de ser vivida com extremo júbilo e total desfastio.



Então, que possamos sorrir mais em nosso dia a dia e que saibamos valorizar tudo aquilo que nos foi entregue, fazendo com que sejamos mais dignos em nossas atividades. Sem dúvidas, os normais jamais poderão ser usados, tendo em vista que essa dádiva somente será dada aos diferenciados, que além de gozarem de uma marca única também serão merecidamente contemplados pelo poder mágico de colorir o universo, desenhando novos cenários de acordo com os próprios desejos criados.


Por Pablo de Paula
Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!