quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Uma prova de que reinventar a roda pode ser muito lucrativo

Jovem empreendedor resolveu investir no mercado de escola de idiomas, já bastante explorado no Brasil, e mesmo assim conseguiu sucesso

Eduardo Pacheco sempre quis criar algo diferente de tudo o que já existia. Irmão caçula de uma família de classe baixa de Uberlândia/MG, desde os 14 anos de idade sonhava em estudar no exterior. Contrariando a vontade do pai, que tinha um pequeno comércio na área de lubrificantes automotivos e queria que o filho desse continuidade ao negócio, Eduardo conseguiu uma bolsa de estudos aos 19 anos e foi para o Middle Georgia College, nos Estados Unidos, para estudar "Business". Depois de 15 meses, já de volta ao Brasil, começou a dar aulas de inglês, mas percebeu que alguma coisa nova precisaria ser criada.
O jovem empreendedor via que muitas pessoas desistiam dos cursos de Inglês porque passavam muito tempo nas escolas e acabavam se desmotivando ao perceberem que faltava muito ainda para aprender o idioma. Percebeu, também, que 95% dos alunos que terminavam os estudos, mesmo assim se sentiam inseguros ao falar inglês.
Resolveu então pesquisar o que poderia utilizar para a criação de algo diferente e conheceu o QFD (Quality Function Deployment), uma ferramenta japonesa utilizada por quem deseja desenvolver produtos inovadores e realizou uma pesquisa ampla com alunos que estudaram inglês em diversas escolas. Eduardo descobriu que, além de se sentirem desmotivados com as aulas e inseguros ao falar o idioma, o ensino da gramática é grande fator inibidor e como na vida real, só deveria ser ensinada depois  que o aluno já fala inglês fluentemente.
A partir daí, em 1996, Eduardo Pacheco criou o Método Park Idiomas, que se baseia, principalmente, nos processos através dos quais os serem humanos aprendem a falar a língua materna, ou seja, primeiro falando e depois de absorvido o vocabulário é que aprendem a ler e a escrever. "Quando somos bebês, primeiramente ouvimos e reproduzimos sons, depois disso, associamos os sons a seus significados, conforme nossas experiências de vida e, assim, começamos a formar as frases e a nos comunicarmos. Somente depois, aprendemos a ler e escrever. Além disso, só nos envolvemos com o entendimento da gramática de nossa língua materna depois que já somos adolescentes e já falamos fluentemente", explica Pacheco.
Hoje, com 38 lojas em diversas cidades brasileiras, a rede faturou no ano passado R$ 14,5 milhões e deve encerrar 2014 com um faturamento 13% maior com 41 escolas abertas. Com mais de 8 mil alunos, a rede pretende abrir 94 unidades nos próximos 3 anos.

Park Idiomas - Ficha técnica

Investimento total: R$ 105 mil a R$ 240 mil
Capital de Giro: R$ 25 mil a R$ 40 mil
Taxa de Franquia: R$ 20 mil a R$ 30 mil (dependendo da localidade)
Taxa de Royalties: R$ 2.410,77 fixos mensais
Taxa de Propaganda: 3% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio mensal: R$ 50 mil a R$ 90 mil
Ticket médio: R$ 230,00
Lucratividade: 30% ao mês
Retorno do Investimento: até 24 meses
Metragem mínima da franquia: 85 m²
Número de Funcionários: mínimo de 5
Prazo de contrato: 5 anos

Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!