quarta-feira, 12 de novembro de 2014

A importância do capital intelectual no âmbito empresarial

Nos tempos atuais nos deparamos com várias mudanças internas e externas nas organizações, mudanças estas econômicas, políticas, sociais é principalmente mudanças tecnológicas. Nesse cenário altamente competitivo, o conhecimento humano e as informações são os principais fatores diferenciais de uma empresa, isso se forem utilizadas de forma eficiente e eficaz. Mesmo assim, nos tempos atuais a maior parte das empresas não tem ciência da importância dessa ferramenta como diferencial competitivo.
O Capital Intelectual é a soma do conhecimento de todos os colaboradores de uma empresa, define-se também como o conjunto de contribuições não materiais considerados como os principais ativos de uma empresa.
Dentro do Sistema Capital Intelectual, temos três subsistemas que são:
- Capital Humano: é o conhecimento na qual os colaboradores de uma empresa possuem e sua capacidade de aprender. Esse subsistema tem uma importância maior em relação aos outros, tendo em vista que em um ambiente totalmente inconstante a necessidade de o colaborador estar disposto a aprender ditará os caminhos da empresa, pois quem não está em constante aprendizado no mercado atual está em desvantagem empresarial competitiva.

- Capital Estrutural: é o conhecimento que a organização consegue formalizar e sistematizar. Está muito ligado ao Sistema de Informação Gerencial, processos de trabalho e tecnologia disponível. Este capital é de competência organizacional e se mantêm na empresa a medida que colaboradores entram e saem.
- Capital Relacional: que consiste na capacidade de a organização se relacionar com o ambiente exterior, a qualidade e a sustentabilidade de clientes e seu potencial de conseguir novos clientes.
Segundo Chiavenato (2003), na era da informação o recurso mais importante deixou de ser o capital financeiro para ser o intelectual, baseado no conhecimento. Contudo, o conhecimento é um recurso diferente. Ele não se preocupa com espaço físico. Ele é um ativo intangível. Em uma organização do conhecimento, os assuntos financeiros não representam necessariamente o verdadeiro valor do negócio (CHIAVENATO, 2003, p. 593).
As grandes empresas começaram a perceber que investir no capital intelectual é de suma importância para o aumento de produtividade. Em regra a Gestão do conhecimento é uma ferramenta que auxilia no nivelamento do capital intelectual entre os colaboradores, buscando assim melhores resultados.
Exemplo, em uma empresa percebe-se que um de seus colaboradores está vendendo muito acima das metas, nesse caso, cabe ao administrador fazer com que esse colaborador possa repassar seu conhecimento para os outros colaboradores da empresa, fazendo assim um nivelamento e então melhorando as o setor de vendas.
As organizações estão sendo desafiadas à transmitir o grau de conhecimento adquiridos, criando sistemas honestos, abertos e igualitários e os colaboradores de se unirem seus pensamentos adequando à organização o novo padrão da realidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2003.

Por Pedro Henrique
Fonte: Administradores

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