sábado, 8 de novembro de 2014

Quer inovar? Eis aqui 20 rotinas que podem gerar ideias geniais


Criatividade é um fruto da intuição, certo? Pode parecer contraditório, mas é possível, sim, obter ideias brilhantes para criar e aprimorar um negócio com a implantação de métodos rotineiros na empresa. Eis 20 ferramentas a custo baixíssimo, ou mesmo gratuitas, que a consultoria nova-iorquina Future Think utiliza para treinamento à inovação, divididas em cinco metas.
1 – Digite no Google “(seu setor) 2020” e alimente seu banco de ideias com as previsões que considerar mais relevantes.
2 – Para ficar por dentro de informações e opiniões importantes relacionadas à sua área antes que estas cheguem ao domínio comum, use a ferramenta blogsearch.google.com, para identificarblogs antenados no seu ramo de negócio, e assine  seus feeds (RSS), para receber atualizações de conteúdo diretamente no seu correio eletrônico.
3 – Desafie seus funcionários e parceiros a contribuir com cenários e visões para 2050 e recompense as melhores ideias.
4 – Defina “10 tendências” que afetarão seu negócio em cinco categorias – economia, política, tecnologia, meio ambiente e sociedade – e elabore estratégias voltadas ao futuro com base nessa lista.
5 – De modo a verificar o que sua empresa pode fazer melhor que os concorrentes, analise na prática os pontos fortes e fracos deles, ou seja,  vá às suas lojas, in loco e na Internet, compre seus produtos e serviços, devolva mercadorias e entre em contato com o serviço ao consumidor.
6 – Seja um consumidor disfarçado de sua empresa. Questione quais passos no processo de venda podem ser eliminados e melhorados e de que forma é possível superar as expectativas dos clientes.
7 – Convide seu time de empregados, colaboradores e até mesmo familiares e amigos para uma sessão de brainstorm com o objetivo de acrescentar novos atributos a cada produto e serviço da empresa – e também de retirar três características, sem que isso afete o desempenho.
8 – Utilize plataformas de inovação aberta e mídia social para trocar ideias com consumidores e parceiros potencias sobre como aprimorar sua empresa, seus produtos e seus serviços.
9 – Faça uma busca no Google com termos como “Odeio (o nome da sua empresa)” de forma a refletir sobre aspectos de seu negócio que exigem aperfeiçoamentos.
10 – Passe um dia (ou mesmo uma semana) com uma seleção de consumidores e observe hábitos, frustrações e propostas relacionadas a seus produtos e serviços, assim como em relação aos dos concorrentes.
11 – Monte uma rede com um grupo pioneiro e leal de consumidores que podem colaborar no design e funcionalidades do seu produto ou serviço.
12 – Entreviste os funcionários e parceiros que efetivamente têm contato com os clientes – vendedores, representantes do SAC, rede de varejo – sobre o que eles acreditam que os consumidores verdadeiramente querem.
13 – Observe como seu setor opera em diferentes partes do mundo – e tire dessa pesquisa as melhores práticas.
14 – Para eliminar regras desnecessárias que acabam por tolher a criatividade, conduza uma competição em que membros de sua equipe recebam algum tipo de reconhecimento ou prêmio por identificar essas normas aborrecedoras.
15 – Programe um evento de um dia com convidados não tradicionais – como gente que nunca quis comprar de sua empresa, seus mais novos empregados e parceiros e especialistas de outros ramos de atividade –, peça feedback e esteja aberto a ideias de qualquer gênero; afinal, insights podem vir de qualquer direção.
16 – Analise não apenas grandes corporações de seu setor, mas também, e principalmente, pequenas e jovens empresas, que são as primeiras, normalmente, a desafiar a lógica de mercado.
17 – Reúna-se com seu time e peça a todos que preencham o “X” nas seguintes sentenças: “X nunca vai acontecer no nosso setor”, “Nossos consumidores nunca vão dizer X sobre nosso ramo de atividade”, “Nós nunca vamos vender nosso produto ou serviço de X jeito”, “Nunca mudaremos X”, “Os clientes nunca pagarão por X”, “Nosso consumidores nunca se comportarão como X”; junte todas as respostas e gere, em conjunto com a equipe, ideias de como contrapor e reverter cada crença, transformando uma impossibilidade numa possibilidade.
18 – Identifique fontes de novas ideias em parcerias com fornecedores, vendedores, distribuidores, empresas de logística e de embalagens e consumidores.
19 – Divulgue campanhas on-line para que terceiros possam colaborar em projetos da empresa.
20 – Promova a competição “Quem é seu parceiro dos sonhos?”, em que os funcionários possam ser recompensados por bolar uma parceria com benefícios tangíveis para ambas as partes.

Fonte: Diário do Comercio -SP

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