quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Inteligência competitiva: o único caminho para o sucesso

E agora não importa seu cargo, tão pouco o tamanho da empresa ou setor da economia em que atua. É cada vez mais crucial acompanhar as tendências do setor de mercado em que sua organização compete




No passado, os empresários sempre obtiveram os resultados desejados em seus negócios. Mas, agora após a Operação Lava Jato e da rápida mudança que vem acontecendo nos últimos anos, graças ao aumento da tecnologia, falar em competição e competitividade não é só mais uma ação, é obrigação. Também não importa seu cargo, tão pouco o tamanho da empresa ou setor da economia em que atua. É cada vez mais crucial acompanhar as tendências do setor de mercado em que sua organização compete.
E nesse particular, Inteligência Competitiva é um passo crucial para o sucesso de todos e de cada negócio.
Algumas questões são críticas para qualquer empresa, a partir de agora.
1. Diante do infinito número de informações sobre clientes, concorrentes e oportunidades de mercado a custo menor, mas agora pagas e não mais “free”, é preciso, buscar processos mais automatizados de coleta de dados, para que seja possível investir mais tempo na análise dos dados.
2. A Mídia Social ou Redes Sociais são indiscutíveis, novas fronteiras para coleta e análise de dados. Sua empresa pode não ter aderido ao Facebook, Twitter ou LinkedIn, mas seus clientes ou consumidores aderiram. E se eles aderiram, você ficou para trás. Em um mundo onde clientes e consumidores estão na frente, você não pode ficar sempre para trás. Pois sua marca, poderá ser trocada, a qualquer instante.
Se você ainda não explorou as vantagens significativas que as redes sociais podem trazer ao seu negócio, coloque esta tarefa no topo da sua lista de prioridades e não perca a chance de converter dados de mídia social em tempo real, como ação de Inteligência. A Mídia Social Inteligente está entre as mais importantes tendências, porque demonstra a utilidade das redes sociais para as empresas.
3. A partir de agora, o ciclo de inteligência competitiva e a tomada de decisão irão se acelerar. Com informações e BigData sendo processados automaticamente, as empresas serão capazes de diminuir o tempo de tomada de decisão e, assim, acelerar o desenvolvimento.
4. O papel dos profissionais de inteligência competitiva vai se expandir. Algumas das tarefas dos analistas será simplificadas e os dados de inteligência competitiva se tornaram facilmente compreendidos pelas pessoas que o utilizam, enquanto outras funções continuarão a ser muito complexas, principalmente as relacionadas com a análise matemática pura dos dados. Vai tornar-se uma obrigação para o analista de inteligência ter habilidades necessárias para analisar dados científicos.
5. A necessidade de análise da web vai empurrar o interesse em inteligência competitiva no futuro imediato. A demanda de análise de dados e o comportamento do usuário em diversas plataformas ampliou o conceito de inteligência competitiva, especialmente entre os proprietários de sites que têm um interesse crescente no comportamento do usuário.
O conceito de Inteligência se amplia
Fundada em 1986, SCIP é uma organização global sem fins lucrativos para todos os envolvidos na criação e gestão de conhecimento empresarial. Sua missão é aumentar o sucesso de seus membros através de liderança, educação, defesa, e networking. Especificamente, SCIP oferece oportunidades de educação e networking para profissionais que trabalham nas áreas de rápido crescimento de estratégia e inteligência competitiva. Hoje SCIP tem capítulos, bem como parcerias de aliança com organizações afiliadas independentes ao redor do mundo.
Nesse novo contexto econômico, Inteligência Competitiva quer dizer pensar Estratégia e Mercado para uma empresa.
A concorrência chegou, se instalou, ampliou, e agora só quem entende o que é competir ou competição terá melhores condições de mercado. Portanto decida. Vai competir de forma sustentável ou ainda vai pensar à moda do Brasil Imperial?

Por Alfredo Passos
Fonte: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!