terça-feira, 4 de novembro de 2014

Empresa e família: por que separar as finanças pessoais do seu negócio

Misturar as contas pessoais com as despesas da empresa é um erro que pode quebrar seu empreendimento. Saiba como fugir dessa armadilha
É muito comum o pequeno empresário confundir as despesas pessoais com as contas do negócio, principalmente no início do empreendimento. “O erro já começa na abertura da empresa”, afirma Márcio Iavelberg, sócio da Blue Numbers, consultoria financeira especializada em pequenas e médias empresas. "Sem ter ainda o negócio estruturado, o pequeno empresário vai abrindo a empresa 'mais ou menos formal e informal', de um jeito embaralhado. Faz o contrato de aluguel em nome da pessoa física ou compra materiais de escritório com o cartão de crédito pessoal", exemplifica.
De acordo com o consultor, pequenos empresários do setor industrial já o procuraram porque enxergavam que o negócio não parecia saudável. "Quando fomos vasculhar, os gastos na pessoa física eram muitos elevados. E isso não acontece só com microempresa, pode ocorrer com pequenas e médias também", diz Iavelberg. Ele conta que muitas empresas, mesmo quando crescem, continuam atuando como se fossem negócios de fundo de quintal. A prática ocorre nos diferentes segmentos, de prestadores de serviços a pequenos comércios. "Independe do setor", enfatiza.

Fonte: Diário do Comércio - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para participar cadastre-se!